Semana de Direitos Humanos de Guarulhos será realizada em dezembro


A Prefeitura promoverá a 2ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos de 1º a 11 de dezembro de forma descentralizada pela cidade. Nessa edição será também instituída uma carta de princípios para nortear políticas públicas na área de direitos humanos. Essas medidas foram definidas na primeira reunião do Grupo de Trabalho Técnico Intersetorial de Direitos Humanos de Guarulhos (GTTIDH) para o planejamento do evento, realizada nesta quarta-feira (3) no auditório da Secretaria de Educação.

Para o secretário de Direitos Humanos em exercício, Martinho Risso, eventos como a Semana de Direitos Humanos são de extrema importância para sensibilizar as pessoas sobre o processo histórico de conquistas de direitos e para a diminuição do preconceito em relação ao tema. 

Instituída pela lei municipal nº 8.012/2022, a semana visa a sensibilizar e popularizar conceitos sobre direitos humanos por meio de atividades educativas para desconstruir preconceitos, incentivar denúncias de violações das garantias básicas dos cidadãos e promover tais direitos a todas as pessoas.

O evento é coordenado pelas secretarias de Direitos Humanos e de Educação e ocorre anualmente na semana de 10 de dezembro, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Já o Grupo de Trabalho Técnico é composto por 17 pastas e sua finalidade é discutir, articular e propor medidas para a integração de políticas públicas na área dos direitos humanos no município.

Participaram do encontro representantes das secretarias de Direitos Humanos, Educação, Justiça, Desenvolvimento e Assistência Social, Assuntos para Segurança Pública, Esporte e Lazer, Gestão, Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Transportes e Mobilidade Urbana e Governo, além das subsecretarias de Políticas para o Idoso, Políticas para as Mulheres, Políticas da Diversidade e de Acessibilidade e Inclusão.

- PUBLICIDADE -