Semana da Árvore começa com inúmeras atividades ambientais

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarulhos deu início na última sexta-feira (17) às atividades em comemoração à Semana da Árvore e à chegada da primavera. Ainda na sexta-feira, no Horto Florestal Reserva Biológica Burle Marx, Água Azul, 20 alunos do 1° ao 5° ano da escola Nova Geração assistiram à palestra Preciso da Floresta para Ter Água e na sequência plantaram dez mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, dentre elas sibipiruna, pau-brasil, araçá e pitanga com o objetivo de recuperação florestal da nascente local.

Os alunos receberam orientações básicas sobre o plantio e a importância das florestas dos técnicos da Sema. Depois eles vivenciaram a experiência de colocar a mão na terra e, entusiasmados, muitos saíram da ação dizendo que queriam ser agrônomos.

Pedalada

No sábado (18) um grupo de 90 ciclistas do Bivisual Bikers fizeram uma pedalada do Bosque Maia até o Horto Florestal para realizar outra ação ambiental, contando ainda com 20 pessoas de apoio no evento.

Ao chegar ao destino os ciclistas e convidados plantaram 70 mudas de árvores, sendo as escolhidas castanha-do-Maranhão, babosa-branca e ipês amarelo e rosa. A ação também foi voltada para a recuperação florestal da nascente.

Ainda no sábado (18) vinte voluntários do Lions Club Guarulhos Norte plantaram 40 mudas de árvores no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental I. Nesse ato as espécies escolhidas foram pau-ferro, mirindiba, jerivá e pitangueira, todas elas nativas da Mata Atlântica.

Na oportunidade os participantes aprenderam noções sobre o plantio e a importância da arborização urbana para melhorar a qualidade de vida da população.

Programação

Terça-feira – Dia 21

Retomada do Programa Ilhas Verdes (PIV) nas escolas (evento fechado)

Plantio de 50 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na EPG Nicolina Bispo, com a participação de alunos e professores

Terça e quinta-feira – Dias 21 e 23 – às 14h

Trilhas monitoradas com visita à Nascente Modelo Municipal

Núcleo de Educação Ambiental do Bosque Maia (final da alameda principal do parque)

Inscrições pelo telefone 2475-9843. Vagas limitadas (duas turmas com dez vagas cada)

- PUBLICIDADE -