Semana da Amamentação reforça a importância do aleitamento materno

Da Redação

Ao som de violino, a abertura da 18ª Semana da Amamentação de Guarulhos, na manhã de ontem, no Adamastor Centro, chamou a atenção sobre a importância do ato para a saúde física, psicológica, bem como para o desenvolvimento intelectual da criança. Segundo a palestrante convidada, Simone Giancrisfaro, amamentar pode aumentar o quociente intelectual (QI) do bebê em até cinco pontos, o que reforça ainda mais o tema mundial deste ano: “Aleitamento Materno: a base da vida”.

Cirurgiã dentista de formação, a especialista, que integrou na década de 90 a primeira turma de ortopedia funcional maxilar do Hospital Universitário de Limoges, na França, explicou que a amamentação favorece a mastigação bilateral alternada, a respiração nasal, a tonicidade muscular adequada, a deglutição correta, a oclusão e desoclusão perfeitas, além de aumentar o QI, entre outros benefícios já conhecidos no que se refere à imunidade e aos efeitos psicológicos.

“A Semana da Amamentação para mim que sou pediatra é uma das coisas mais importantes em que eu acredito. O incentivo ao aleitamento materno é tudo o que eu quero que as Unidades Básicas de Saúde trabalhem”, destacou a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos, durante a solenidade, que também abriu a programação do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno e à saúde da criança na cidade.

Também pediatra de formação, a médica Luciane Régis de Oliveira Atenção, coordenadora da Rede Cegonha do Município (linha de cuidados Ministério da Saúde voltada à mulher, ao parto, puerpério e à criança), explicou que a realização da Semana da Amamentação, reflete uma Atenção Básica empenhada em diminuir a mortalidade infantil e melhorar a condição de vida das pessoas.

“É o aleitamento materno que propicia às crianças da periferia condições para desempenhar um papel tão importante como qualquer outra, de ter um desenvolvimento intelectual tão bom como qualquer criança nascida em classes mais altas. E é para promover saúde que estamos aqui.”, destacou.

Programação:

A abertura oficial da 18ª Semana da Amamentação de Guarulhos contou com exibição de vídeo depoimento de uma mãe, retratando a importância do Banco de Leite Humano de Guarulhos para que ela conseguisse amamentar seu bebê; exposição das experiências exitosas em aleitamento materno desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como apresentações teatrais e reflexão.

Na cidade, a programação da Semana da Amamentação se estende até o final do mês em todas as UBS, dentro do Agosto Dourado. Café da manhã, chá para gestantes, sessão de fotos, orientações sobre os direitos da mãe que amamenta, oficinas com manejo clínico da amamentação, apresentação de vídeos, visitas monitoradas ao Banco de Leite, concurso de desenho sobre o assunto e palestras, como a que vai abordar o tema “Leite Materno: um santo remédio”, são algumas das atividades programadas pelas UBS.

Imagens: Sidnei Barros / PMG