Sem alarde, novo prédio da Fatec está em funcionamento

Por Rômulo Magalhães

Sem fazer nenhum tipo de evento inaugural, as aulas no novo prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) já começaram. As instalações ficam na rua Cristóbal Claúdio Elillo, s/n, no Parque Cecap. A informação foi confirmada pelo Centro Paula Souza, que administra a unidade.

A Folha Metropolitana visitou o espaço ontem, mas não teve acesso as dependências internas. Uma segurança que estava no local informou que as aulas começaram depois do Carnaval.

Questionada para saber se o prédio tem licença de funcionamento e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB), a prefeitura informou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) enviará uma diligência ao local. “A equipe técnica vai verificar se todas as instalações estão concluídas e atendem as especificações técnicas”, diz nota.

Há um ano, o Ministério do Trabalho flagrou 21 operários em condições análogas a escravidão nas obras da faculdade. A fiscalização gerou um embargo de oito dias nas obras e os trabalhadores, vindos do Nordeste, receberam todos os direitos, além de passagens para voltarem as suas casas.

As obras começaram em abril de 2015 com investimento de R$ 63.3 milhões do governo do estado de São Paulo.

O Centro Paula Souza informou que a unidade conta com dois cursos superiores tecnológicos: Logística e Logística Aeroportuária.

As obras da futura Escola Técnica Estadual (Etec) de Guarulhos, que funcionará no mesmo campus, estão em andamento e o início das atividades está previsto para o segundo semestre deste ano.

O processo seletivo das Fatecs é semestral. A abertura de inscrições para o próximo está prevista para maio. “No Vestibular para o primeiro semestre de 2018, mais de 800 candidatos se inscreveram para disputar 120 vagas na Fatec Guarulhos”, diz nota.

Foto: Rômulo Magalhães