Seis países já utilizam sistema que ligará trem até o Aeroporto de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Na última semana de maio, o governador João Doria, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciaram a construção de um monotrilho para ligar a Linha 13-Jade, da CPTM, com o terminal de passageiros do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica. O sistema é classificado como people mover e já usado em pelo menos seis países ao redor do mundo. No Brasil, além deste que será construído, existe um em Porto Alegre.

Na cidade ele é chamado de Aeromóvel, que realiza a conexão com o Aeroporto Internacional Salgado Filho e os trens da Trensurb. O empreendimento foi inaugurado em agosto de 2013, com investimento de R$ 37 milhões do governo federal.

No Japão, conhecido como destaque em transporte público, existem pelo menos oito sistemas.  Um deles na cidade de Saitama. Constituído por veículos com pneus, a linha se estende por mais de 12 quilômetros.

Pelo menos outros cinco, nesta classificação, estão nos Estados Unidos, em destaque no país há o de Detroit, o Jacksonville Skyway, que circula na Flórida, que opera com tarifa zero, além de em Miami o chamado de Metromover e outro em Michigan. Os dois últimos circulam em regiões urbanas.

Ainda há na Alemanhao SkyTrain no Aeroporto de Düsseldorf e o outro no Aeroporto de Frankfurt. Em Singapura, inaugurada em 1999, a rede de people mover conta com três linhas que fazem parte do sistema sobre trilhos do país. A França possui o chamado Poma 2000 operacional em Laon. Este é diferente por ter um sistema tracionado por cabos e liga uma estação ferroviária a prefeitura.

A categoria, inclusa no chamado people mover, inclui monotrilho, trilhos, transporte automático ou maglev. Esses são transportes de massa automáticos. O termo é também utilizado para descrever sistemas que operam em pequenas áreas, como aeroportos, distritos centrais ou parques temáticos.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -