Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho promove ações no mês das mulheres

Da Redação

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que reforça a importância da igualdade de gênero no país. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realizará um mês repleto de ações gratuitas em todas as regiões da capital para promover a conquista da mulher no mercado de trabalho. As atividades têm o objetivo de promover a geração de renda feminina com mentorias, conferências, orientações, dicas de marketing, vendas e economia financeira.

No dia 9 de março, das 10h às 19h, a unidade Vila Maria do Cresan – Centro de Referência em Segurança Alimentar será palco do evento “Todas as Vilas, todas as Marias na construção da Igualdade”. Em parceria com a Ade Sampa e empresas da região, a ação trará a tona a importância de se mudar a cultura de diferenciação de gênero, além de serviços estéticos para mulheres de todas as idades.

A programação engloba exames de autocuidado feminino, procedimentos estéticos, expressões corporais, massagens, além de abrir espaço para empreendedoras que desejam expor seus produtos. Rodas de conversa e troca de interações serão incentivadas para debater o valor da mulher na sociedade e o setor trabalhista, conscientizando a todos sobre a igualdade de gênero. O encontro visa aproximar a comunidade do equipamento.

Entre 11 e 28 de março, será realizado o Fábrica de Negócios – Mais Mulheres, uma edição do Programa dedicado ao público feminino. Um dos encontros será na região oeste da cidade e outro na zona central. Este segundo tem como público-alvo mulheres imigrantes e refugiadas.  A atividade ocorrerá em dois módulos de qualificação: Ideação e Validação

Na mesma data, 11 de março, começa a série de encontros do Insperifa, que apresentará mulheres com histórias inspiradoras e ideias incríveis para compartilhar. As conferências com duração de 15 minutos serão realizadas por cerca de dez mulheres periféricas na área de empreendedorismo e liderança empresarial de segmentos diversos com histórias e discursos inspiradores. A ação ocorrerá na região da Vila Formosa, M’Boi Mirim, Butantã e Brasilândia, nas zonas sudeste, sul, oeste e norte, respectivamente.

Já nos dias 15, 16 e 17, ocorrerá o Hackathon para mulheres (uma maratona de programação que movimenta a área tecnológica de uma empresa ou programa). O Hackatona, acontecerá no Espaço Nubank, região oeste da capital. Durante o evento, as participantes precisarão solucionar os desafios de encontrar soluções tecnológicas para empresas e o setor público.

Serão vinte equipes multidisciplinares, cada uma formada por cinco mulheres, que possuam conhecimento em programação, design gráfico, gestão de negócios, marketing, ou muita curiosidade e vontade de aprender.

No dia 21 de março, a Secretaria realizará o seminário Elas Falam – Protagonismo Feminino no Mercado de Trabalho. O evento, realizado no Espaço Oxigênio, reunirá representantes de diversos setores para uma roda de conversa abordando temas como autoestima e autoconfiança, estilos de lideranças, representatividade femininas no mercado de trabalho e na era digital. Além disso, as apresentarão as iniciativas existentes para corrigir esse gap de gênero, principalmente na área de tecnológica e digital.

A Galeria Olido também será palco de uma das ações. No dia 21 de março ocorrerá o Transparecendo. O evento promoverá um workshop de linguagem corporal e verbal, sarau e roda de conversa sobre relacionamento abusivo para mulheres trans. Durante o evento, as participantes farão uma roda de conversa para tratar dos obstáculos no mercado de trabalho, principalmente no que tange a linguagem corporal e verbal. Também estarão disponíveis espaços de descontração com Sarau formado por mulheres trans e um espaço de acolhimento com relatos de relacionamentos abusivos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, fará a abertura do evento falando sobre as iniciativas da Prefeitura no apoio a mulheres.

Programação

Todas as Vilas, todas as Marias na construção da Igualdade
Data: 9 de março de 2019
Horário: 10h às 19h
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Junior, 264 – Vila Maria

Fábrica de Negócios – Mais Mulheres
Horário: 9h às 16h.
Local: CEU Jaguaré, Av. Kenkiti Simomoto, 80 – Jaguaré
1ª fase: ideação “Tenho uma ideia, e agora?”
Datas: 11 e 13 de março
2ª fase: validação “Teste o seu negócio pondo a mão na massa”:
Datas: 18, 19, 25 e 26 de março

Fábrica de Negócios para Mulheres Imigrantes
Horário: 9h às 16h.
Local: Moblab / Rua Boa Vista, 136 – Centro
1ª fase: ideação “Tenho uma ideia, e agora?”
Datas: 14 e 15 de março
2ª fase: validação “Teste o seu negócio pondo a mão na massa”
Datas: 19, 20, 27 e 28 de março

Insperifa – Mais Mulheres

Zona leste
Data: 11 de março
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Endereço: Av. Renata, 163 – Vila Formosa

Zona oeste
Data: 15 de março
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura do Butantã
Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 – Jarim Peri Peri

Racatona – Hackathon para mulheres
Data: 16 de março
Horário: 9h às 23h
Data: 17 de março
Horário: 00h às 17h
Local: Espaço Nubank
Endereço: R. Capote Valente, 39 – Pinheiros

Elas Falam – Protagonismo Feminino no Mercado de Trabalho
Data: 21 de março
Horário: 19h
Local: Espaço Oxigênio
Endereço: Rua Guaianases, 1227 – Campos Elíseos

Zona norte
Data: 21 de março
Horário: 10h
Local: Casa de Cultura da Juventude Ruth Cardoso
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andradas

Zona sul
Data: 26 de março
Horário: 13h30
Local: Subprefeitura do Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 – Campo Limpo

Transparecendo
Data: 26 de março
Horário: 14h às 16h
Local: Galeria Olido
Endereço: Av. São João, 473 – Centro

Imagem: Freepik