Secretaria de Finanças analisa licitação da Zona Azul antes de nova publicação

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Lucy Tamborino

A licitação da Zona Azul deve ser republicada em breve. Essa foi à promessa do secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Paulo Carvalho, durante a audiência pública do projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA 2020, realizada ontem. A data exata para isto, porém, não foi informada. Segundo ele, o certame agora está na Secretaria de Finanças. “O processo não demorou, mas teve alguns questionamentos do Tribunal de Contas e para concluí-lo isso deve ser sanado”, afirmou.

O certame foi suspenso pela própria prefeitura em meados de julho para adequações no edital. A licitação também já havia sido suspensa outras duas vezes pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A cidade está sem o estacionamento rotativo desde março do ano passado.

Carvalho também se mostrou favorável ao pagamento de tarifas de ônibus municipais com cartão de crédito e débito. Atualmente tramita na Câmara um projeto de lei que propõe esta medida. “Qualquer pagamento que não for em dinheiro é bem-vindo. Se a Câmara tem esse projeto é um bom projeto. Se for aprovado, em 30 dias nós fazemos as adaptações”, completou.  

Na audiência ele ainda esclareceu que o valor para instalar os semáforos na avenida Otávio Braga de Mesquita é proveniente de recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), devido ao grande número de acidentes na região.

Ajuste tarifário deve ser definido até fevereiro

O reajuste das tarifas de ônibus em Guarulhos ainda não foi definido pela STMU, mas um estudo deve ser realizado. “Todo ano nós temos um estudo permanente das despesas que as empresas têm e a partir disso conseguimos calcular esse aumento, mas por enquanto não há previsão”, informou. De acordo com ele, isso deve ser definido entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

O secretário também afirmou ser contra as integrações do Bilhete Único no transporte intermunicipal. “Eu sou contra qualquer tipo de integração, porque Guarulhos já paga um subsídio alto. Se não tiver nenhum custo a mais para o município eu sou a favor, quando há algum custo fica muito ruim para cidade”, defendeu.  Já o oposto, a integração do cartão BOM com os ônibus municipais, ele acredita que isso deve ser realizado somente se houver um pagamento por parte da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Já quanto a obras, como a extensão da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o Bonsucesso, Carvalho afirmou que não há como prever quando acontecerá. “Se dependesse do prefeito Guti esta obra estaria em andamento, mas a intervenção é do governo do estado. É uma decisão da CPTM e do estado, nós só pedimos que seja feita a extensão”, disse.

Imagem: Lucy Tamborino

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