Secretaria da Saúde registra aumento de 631% nos casos de dengue em Guarulhos

Rosana Ibanez – Diretora de Redação

O número de casos de dengue em Guarulhos apresentou crescimento de 631% neste ano em relação ao mesmo período de 2018. Segundo dados da Secretaria da Saúde, entre 01 de janeiro e 04 de abril deste ano foram contabilizados 300 casos da doença no município contra 41 em igual período do ano passado.

Ontem o Ministério da Saúde emitiu um alerta para que toda a população reforce os cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Isso porque Guarulhos acompanhou uma tendência nacional de aumento nos casos da doença.

No Brasil foi registrado um aumento de 264,1% dos casos de dengue, que passaram de 62,9 mil nas primeiras 11 semanas de 2018 para 229.064 no mesmo período deste ano (até 16 de março). A incidência, que considera a proporção de casos em relação ao número de habitantes, tem taxa de 109,9 casos/100 mil habitantes até 16 de março deste ano. O número de óbitos pela doença também teve aumento, de 67%, sendo grande parte no estado de São Paulo.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, apesar do aumento expressivo no número de casos, a situação ainda não é considerada uma epidemia.

Imagem: Divulgação/FioCruz