Secretaria da Saúde presta contas dos primeiros meses de 2020 em audiência pública

Em audiência pública realizada de maneira virtual por causa da pandemia do coronavírus, a Secretaria da Saúde prestou contas do primeiro quadrimestre de 2020, na tarde desta quinta-feira (28). Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara, Dr. Eduardo Carneiro (Cidadania), e contaram com a participação do secretário de Saúde José Mario Stranghetti Clemente, além de outros funcionários da Pasta.

Durante a apresentação, foi informado que nos primeiros quatro meses do ano a despesa liquidada da Pasta foi de R$ 279 milhões. Entre outras funções, o montante foi aplicado em administração geral, atenção básica, assistência hospitalar e ambulatorial, suporte profilático e terapêutico, vigilância epidemiológica e alimentação e nutrição.

Os representantes da Pasta destacaram que o combate ao coronavírus teve um impacto direto nas ações da Secretaria e aproveitaram a oportunidade para dar um panorama geral de como está a situação da cidade nesse quesito. A receita total de Guarulhos para o combate à Covid- 19 é de R$ 34,9 milhões (incluindo repasses do Tesouro Municipal, recursos do governo federal e governo estadual e emendas parlamentares).

Várias medidas de enfrentamento ao vírus foram apresentadas pela Secretaria e é possível destacar: a criação do centro de combate ao coronavírus (3C-GRU); a constituição de um Comitê Municipal de Controle de Epidemias; a elaboração de um Plano de Contingência Municipal; o estabelecimento de diretrizes para enfrentamento da pandemia pelos serviços de atenção básica, ambulatoriais especializados e urgência/emergência; ações para fortalecer a recomendação de isolamento social; e a elaboração de um fluxograma de atendimento dos casos de Covid-19. O secretário da Pasta lembrou que a cidade está negociando o aluguel de UTIs de hospitais privados para ajudar em casos graves de coronavírus.

Outros temas também foram tratados na audiência, como divulgação de dados de toda a produção hospitalar do período, de auditoria, de vigilância e de obras. José Mario Stranghetti falou ainda que a inauguração da UPA Taboão está prevista para dia 30 de junho desse ano já com todos os equipamentos.