Secretaria amplia projetos culturais e leva ações para todas as regiões da cidade

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Teatros com muitas peças gratuitas ou a preços populares; “Rodas de Choro” aos domingos no Teatro Padre Bento; “Projeto Música e Filosofia” com um conceito bem diferenciado, que faz a junção de duas áreas do conhecimento em um só projeto; aulas de dança e de ballet gratuitas; Orquestra Jovem do município com projetos ousados como: rock em concerto, samba em concerto, com 70 músicos no palco; aumento das vagas nos projetos do conservatório de Guarulhos; Projeto Café com viola e também o Sertanejo Raiz que prestigiam a cultura popular.

A cidade oferece também as Casas de Cultura, que são projetos em andamento, com foco nas periferias, sendo uma do Hip Hop e outra inclusiva, voltada a pessoas com deficiência.

Alguns pontos do município passaram a ser locais também de grande circulação de pessoas por conta das ações culturais, como por exemplo, o Lago dos Patos, que teve seu Centro de Exposições reaberto.

Os colunistas da Folha Metropolitana Alexandre Cadeu e Roberto Samuel visitaram a secretaria para conhecer melhor os projetos da pasta. Eles foram recebidos por Adalmir Abreu, subsecretário de Cultura de Guarulhos, que afirmou que essa evolução da cultura da cidade se dá por um aspecto fundamental: parcerias.

“Com a Rede Globo, Guarulhos realizou no Bosque Maia grandes festas juninas em 2017 e 2018, dentro do Projeto Arte na Rua, com a participação média de 60 mil pessoas. No ano de 2017 foi realizada a 1ª Virada Cultural do município, com ações descentralizadas. A Subsecretaria de Cultura em parceria com a APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, trouxeram grandes artistas à cidade – sem onerar os cofres públicos municipais. Fora parcerias com motoclubes e outras entidades”, destacou.

 

Dados

Janeiro a setembro de 2018

Teatro Adamastor – 87 atividades no total (público 21.418), 10 atividades gratuitas (público 2.287)

Teatro Padre Bento – 43 atividades no total (público 4.776), 8 atividades gratuitas (público 1.054)

Teatro Ponte Alta – 19 atividades no total (público 4.824), 16 atividades gratuitas (público 3.605)

Teatro Nelson Rodrigues – 61 atividades no total (público 8.250), 35 atividades gratuitas (público 6.085)

Total – 210 atividades (público 39.268), 69 atividades gratuitas (público 13.031)

Alunos no conservatório – 2.600

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -