- PUBLICIDADE -

No sábado (11) os profissionais de saúde do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do SAE Carlos Cruz estiveram presentes no bloco da Banda Bicha, ao longo da avenida Paulo Faccini, para ações de conscientização voltadas aos foliões guarulhenses.

A ação da Secretaria da Saúde visou a orientar os cidadãos presentes no evento a respeito das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e sobre as medidas de prevenção e de tratamento disponíveis em Guarulhos. A Prefeitura entregou mais de mil preservativos masculinos e sachês de gel lubrificante, além de panfletos informativos e autotestes para diagnóstico de HIV. 

A ação contou ainda com a participação de voluntários da Associação Marinatti, organização não governamental que trabalha com a população LGBTQIA+ e com pessoas portadoras de HIV no município.

Infecções sexualmente transmissíveis

As ISTs, como sífilis, HIV e gonorreia, são transmitidas principalmente por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, em relações por via oral, anal ou vaginal. Elas podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

Prevenção no carnaval

Com o objetivo de garantir a segurança dos moradores, a Secretaria da Saúde informa que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos possuem preservativos que podem ser retirados gratuitamente. Confira os endereços das unidades em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

- PUBLICIDADE -