Saúde alerta para riscos de acidentes caseiros com idosos durante isolamento

Da Redação

Em época de pandemia, o isolamento social é a principal maneira para prevenir a circulação do novo coronavírus (Covid-19). No caso da população idosa, a Secretaria da Saúde de Guarulhos recomenda o confinamento. No entanto, alerta para outro fator de risco que a medida representa: as quedas que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, acontecem em sua maioria (70%) dentro do próprio lar, contribuindo para os elevados índices de morbimortalidade, redução da capacidade funcional e institucionalização precoce dos idosos.

Por isso, a Secretaria da Saúde lembra que nessa época de confinamento é muito importante manter o idoso ativo, com a prática regular de exercícios físicos no próprio lar. Vale destacar que a atividade física pode ser uma grande aliada na estimulação do sistema imunológico, na manutenção e desenvolvimento da força muscular, na melhoria da capacidade cardiorrespiratória, no equilíbrio estático e dinâmico, bem como auxilia na prevenção e tratamento da depressão.

Contudo, algumas precauções devem ser tomadas para evitar quedas, tais como retirar objetos espalhados pela casa, como brinquedos, fios soltos, tapetes e mesinhas, não andar de meias e com chinelos de dedo, dando preferência a calçados com solas antiderrapantes, usar os óculos de forma apropriada, tomar cuidado com pisos escorregadios e roupas muito compridas e largas e redobrar a atenção com idosos que fazem uso de três ou mais medicações, o que pode ocasionar tontura ou vertigem.

Além disso, outros cuidados são imprescindíveis para prevenir acidentes, como evitar colocar objetos de uso frequente em locais de difícil acesso e não utilizar equipamentos inapropriados para pegá-los, como banquetas e cadeiras, instalar corrimão para auxiliar o idoso ao subir e descer escadas, bem como barras de apoio no banheiro, ajustar a altura da cama de acordo com a altura da pessoa idosa, uma vez que leitos muito baixos ou muito altos podem dificultar o ato de levantar, levando ao desequilíbrio, e manter a casa  bem iluminada para garantir que todos os deslocamentos sejam feitos com boa claridade.