Sarampo: com quase 900 casos na cidade, UBS aplicam vacina neste sábado

Prazo estendido para vacinação de Sarampo. Local: São Paulo/SP. Data: 16/07/2019. Foto: Governo do estado de São Paulo.
- PUBLICIDADE -

Mayara Nascimento

Guarulhos já registrou 885 casos de sarampo de janeiro até agora, segundo balanço divulgado ontem pela Secretaria de Saúde. Para ajudar no controle da doença e aumentar a cobertura vacinal, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como o Ambulatório da Criança (Centro), vão funcionar das 8h às 17h neste sábado (30) para imunizar jovens de 20 a 29 anos.

A pasta pede que os jovens procurem uma UBS para atualizar o esquema vacinal para interromper a cadeia de transmissão do vírus, uma vez que a maioria deles não tomou as duas doses da vacina e esta faixa etária representa mais de 30% casos da cidade.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Altamente contagioso, o sarampo é transmitido quando o paciente infectado tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, podendo contaminar até 90% daqueles que estão ao seu redor.  A única maneira de evitar a doença é pela vacina.

Além de manchas na pele, febre e mal-estar, a doença pode causar graves lesões nos olhos. “A infecção pode causar desde um quadro leve de conjuntivite ou ceratite, até complicações mais sérias como úlcera de córnea com risco de desenvolver cicatrizes corneanas ou perfurações, entre outros casos, podendo evoluir para cegueira”, explicou o oftalmologista Hilton Medeiros, da Clínica de Olhos Doutor João Eugenio.

Imagem: GESP

- PUBLICIDADE -