Sarampo avança e já possui 24 casos na cidade

Lucy Tamborino

Guarulhos já contabiliza 24 casos de sarampo confirmados em todo seu território. Quando a campanha de vacinação começou, na segunda semana deste mês, eram 11 ocorrências da doença. A imunização é oferecida para a faixa etária de 15 a 29 anos, com contraindicação para gestantes e imunodeprimidos. Ao todo serão 164 mil doses, do total foram vacinadas apenas 35.485 pessoas.         

Os bairros da região central são os com maior incidência da doença. Em Guarulhos, de acordo com a secretária de saúde, Ana Cristina Kantzos, o primeiro caso surgiu com uma profissional de saúde que trabalhava em um hospital no munícipio, mas possuía família em Osasco. Deste caso, foram registradas quatro ocorrências. Uma das características do vírus é se espalhar rapidamente. 

Ainda para evitar à proliferação do vírus a pasta tem tomado diversas medidas, entre elas a chamada “Operação Varredura”, que consiste na imunização, no raio de 1 km, para guarulhenses ao redor de casos já confirmados.

Os sintomas do sarampo são parecidos com uma gripe, como febre, tosse e coriza, além de manchas avermelhadas na pele. Podem ocorrer também convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos graves, pode provocar lesões cerebrais e infecções no encéfalo. Outra característica da doença é ser altamente contagiosa.

Imagem: Lucy Tamborino