Samu registra quase 900 trotes em dois meses

- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino              

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guarulhos registrou 871 trotes em apenas dois meses deste ano: abril e maio. Até março 1.683 trotes haviam sido registrados, agora os falsos comunicados de emergência já somavam 2.554 até o mês passado – um aumento de mais de 50%.

O número de trotes nos primeiros cinco meses do ano, ainda é alto, porém menor que em relação ao ano passado quando foram registrados 4.712 casos – representando uma redução de quase 46%.

Ainda, em todo ano passado, o Samu recebeu, em média, 27 ligações desse tipo por dia. Ao todo foram 9.922 ligações de ocorrências inexistentes, que não passavam de brincadeira.

O problema da brincadeira é, que, como o próprio nome específica, o serviço 192 (Samu) é um serviço de urgência. Criado para socorrer também vítimas que podem, se não socorridas, ter sequelas ou até ir a óbito. Essas pessoas geralmente precisam de cuidados médicos antes mesmo da chegada ao hospital e só podem ser conduzidas por um meio de transporte que tenha oxigênio.

Segundo a prefeitura, o Samu deve ser acionado nas ocorrências envolvendo problemas cardiorrespiratórios, maus-tratos, trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto, em casos de intoxicação, queimaduras, tentativas de suicídio, crises hipertensivas (pressão alta) e acidentes em geral. Todos os chamados efetuados são recebidos pelos telefonistas auxiliares de regulação médica. Esses profissionais encaminham os casos para o médico regulador que, por sua vez, realiza um breve questionário com o solicitante para poder enviar a ambulância mais adequada de acordo com cada situação, acionando a base mais próxima para o atendimento da ocorrência.

Imagem: Divulgação/PMG

- PUBLICIDADE -