Saiba como a integração de apps pode otimizar tempo e melhorar os resultados de uma empresa

A sigla API talvez não seja tão difundida no mercado corporativo brasileiro, mas sua utilização pode ser decisiva para o crescimento de diversos negócios no país. Em poucas palavras, API é definida como Interface de Programação de Aplicação – expressão derivada do inglês Application Programming Interface.

Embora, a princípio, o tema possa parecer complexo, milhões de brasileiros são impactados por uma API diariamente. De acordo com um levantamento feito pela consultoria We Are Social e Hootsuit, há 130 milhões de contas brasileiras ativas no Facebook e 110 milhões no Instagram.

Considerando que boa parte desses quadros são compostos por usuários comuns, ou seja, presentes nas duas redes simultaneamente, chega-se à conclusão de que muitos deles têm a possibilidade de postar uma foto ou um vídeo no Instagram e, com apenas um toque, compartilhar esse mesmo conteúdo no Facebook – o que economiza o tempo do usuário e otimiza a sua experiência em ambas as redes. Isso só é possível por causa de uma API que integra as duas plataformas.

No caso da integração entre Facebook e Instagram, trata-se de uma operação entre duas redes sociais pertencentes ao mesmo grupo. Porém, também é possível integrar dados de programas completamente distintos por uma API. Um exemplo disso é quando um site de notícias apresenta de forma direta a temperatura de determinada cidade, naquele exato momento, com base em informações da Climatempo. Ou ainda, mostra a cotação do dólar de acordo com o que foi divulgado pelo Banco Central. Tais “serviços” retêm o internauta neste portal, pois ele encontra conteúdos essenciais em um único local. 

APIs para empresas

As APIs podem ser utilizadas por empresas de quaisquer segmentos, de acordo com Ricardo Botega, CEO da Finger Digital, software house especializada em soluções tecnológicas personalizadas.

“Vamos pensar em uma empresa atacadista que já tenha um app de controle de estoque. E que essa mesma companhia, agora, queira um aplicativo de vendas. Nessa situação, por meio de uma API, é possível desenvolver o segundo app de forma mais rápida e por um custo muito menor em relação à criação de um programa do zero”, explicou Ricardo.

Segurança de dados

Em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, uma das maiores preocupações é com a segurança dos dados de pessoas e organizações. Há até mesmo lei específica sobre a proteção desses dados.

O empresário destacou que a integração de informações entre dois ou mais aplicativos, por meio das APIs, é altamente segura. “Não é possível captar dados não liberados pelos responsáveis pela ‘fonte’. Todo o processo é feito com bastante zelo e assertividade”, concluiu.

Serviço

Finger Digital

Rua Dona Olinda de Albuquerque, 60 – Centro, Guarulhos/SP

fingerdigital.com.br

- PUBLICIDADE -