Sabesp conserta 7,5 mil vazamentos de água em dois meses e evita desperdício

Mayara Nascimento

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água e os guarulhenses podem comemorar, pois 7,5 mil vazamentos de água foram consertados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) nos dois primeiros meses do ano, gerando economia para o bolso do cidadão e para os reservatórios da cidade.

Até 28 de fevereiro a Sabesp atendeu mais de 121 mil chamados realizados pela população da cidade. Do total, 46 mil foram atendimentos telefônicos, 44 mil vieram de reclamações realizadas na Rede Fácil e outras 31 mil vieram do aplicativo WhatsApp. Os principais serviços realizados foram de reparo de vazamento e de tapa-valas.

O setor de relacionamento com o cliente praticamente zerou a fila de espera: hoje, 99% das pessoas que ligam para o 0800 da Sabesp são atendidas em menos de um minuto, e as mensagens via WhatsApp são respondidas no mesmo dia em que foram enviadas.

Até 30 de junho acontece o período de transição total da responsabilidade do abastecimento do Guarulhos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para a Sabesp. Enquanto isso as duas empresas operam juntas na cidade.

Melhoria no Abastecimento

Houve uma melhoria no abastecimento proporcionada por obras operacionais nos reservatórios São Miguel e Gopoúva e através do aumento de produção das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Cabuçu e Tanque Grande. Em comparação com dezembro de 2018, hoje são oferecidos 500 litros por segundo (L/s) de água a mais, equivalente a cinco estações de tratamento como a existente no Tanque Grande.

Imagem: Divulgação