Rua sem asfalto no Cabuçu desencadeia problemas com coleta de lixo e iluminação

Mayara Nascimento

A rua Hans Heitel Hohl, no bairro Chácara Cabuçu, coleciona problemas. O asfalto que ainda não chegou desencadeou outros incômodos para os moradores, como a falta de coleta de lixo e de iluminação.

Em dias de chuva os moradores evitam sair de casa, pois temem não conseguir chegar. Os cascalhos e a terra viram lama, e mesmo sem chuva os buracos atrapalham a locomoção. “Se alguém precisar de um socorro médico, a ambulância não vai conseguir chegar”, desabafou Eliane Pires, 37 anos, moradora do local.

O caminhão de coleta de lixo não consegue passar em todas as casas e a solução encontrada pelos moradores foi levar os sacos de lixo até uma igreja no começo da rua, ontem é possível trafegar com o veículo.

Referente à coleta de lixo, a Secretaria de Serviços Públicos informou que enviará técnicos para vistoria no local. “Eventualmente, em endereços não asfaltados com ladeiras, em caso de tempestade o caminhão da coleta deixa de trafegar no local por questões de segurança”, informou a pasta em nota ressaltando que nos últimos 30 dias não houve registro de reclamações de falta de coleta de lixo da rua. As reclamações podem ser feitas pelo telefone 2468-7218.

Quanto ao asfalto, a Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A (Proguaru) informou que, por conta de algumas peculiaridades – trecho particular, trecho irregular e trecho de preservação ambiental – ainda não há um projeto definitivo que contemple a pavimentação da rua. Enquanto essas pendências não forem resolvidas não há previsão de execução do serviço.

Iluminação

Por falta de asfalto, os caminhões não conseguem chegar até os postes, e as lâmpadas que queimam não são substituídas. Metade da via está na escuridão. O Departamento de Iluminação Pública (DIP) da prefeitura informou que para solicitar reparos nos pontos de iluminação pública é preciso ligar para o número 0800-721 22 23, o serviço funciona de segunda-feira a domingo, das 9h20 às 21h.  No registro da solicitação, é necessário informar o nome completo, telefone para contato, CEP, nome da via e numeral mais próximo ao poste cuja luminária está com problemas.