Rota turística é inaugurada em Guarulhos

Rômulo Magalhães

A Rota dos Bandeirantes foi inaugurada ontem na praça Getúlio Vargas, no Centro. Trata-se de uma atração turística que repete o caminho percorrido pelas expedições conhecidas como bandeiras, que desbravaram as matas do Estado de São Paulo nos séculos XVI e XVII. A ação é uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado.

A rota pedestre é composta por duas alças. A primeira tem início na cidade de Mairiporã e passa por seis cidades. A segunda se inicia em Guarulhos, passa por Santa Isabel, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, terminando em Vargem. O caminho passa por paisagens exuberantes, em meio à natureza preservada e no rico patrimônio histórico do estado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, a rota trará para a cidade oportunidade de introspeção e desenvolvimento de propósito. “Olhar para essa rota vai ajudar a gente a entender melhor a beleza natural que são as nossas cidades e a dádiva que nós temos aqui”, declarou.

O prefeito Guti afirmou que essa atração turística é vital para que a população consiga ter um bom futuro, com reconhecimento do passado e de todo o histórico cultural proporcionado. “Os bandeirantes tiveram uma política expansionista de descobrimento, principalmente do estado. De uma forma turística, ao qual a gente consegue interagir com o público, com as pessoas do estado, o governo fez isso com maestria. Essa rota é fantástica”, disse.

Maiores informações sobre a Rota Turística podem ser obtidas no site www.rotabandeirante.com.br.

Foto: Fábio Nunes Teixeira