Restaurante Popular do Taboão passa por readequações e ganha novo cardápio

O Restaurante Popular Josué de Castro, no Taboão, passou por diversas readequações físicas e teve o cardápio modificado, com melhor oferta quantitativa e qualitativa de nutrientes e redução de frituras. O prefeito Guti vistoriou o local nesta quinta-feira (23) acompanhado do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale. Na oportunidade foram distribuídos 200 kits de máscaras de pano (contendo quatro máscaras de tecido, um sabonete, álcool em gel 70% e folheto com orientações sobre a Covid-19) aos frequentadores do equipamento.

Na oportunidade, Guti conversou com os funcionários do restaurante e se mostrou muito satisfeito com o que viu no local. “Nos dá muita satisfação quando podemos proporcionar serviço de qualidade para a população, sobremaneira para aquela que mais precisa. Estou muito feliz com o resultado”, ressaltou.

O secretário destacou a mudança no cardápio e as intervenções realizadas no espaço. “Uma novidade no Restaurante Popular do Taboão foi a alteração no cardápio. Hoje, com o acompanhamento diferenciado, ele não repete os componentes da refeição e tem a seletividade dos alimentos. Nesse sentido, agradeço o empenho da nutricionista Tathiana Sugano na elaboração dos pratos e a dedicação de todos os funcionários do restaurante”.

Viterale ainda falou das reformas realizadas no espaço. “Também houve melhorias estruturais no equipamento, como reforma de mobiliário e de alguns maquinários como caldeiras e câmaras frias. A logística também foi alterada para possibilitar melhor atendimento aos munícipes, com a inserção de gradis na parte externa. O posicionamento das filas foi mudado por conta da pandemia, propiciando o distanciamento social conforme a Organização Mundial de Saúde recomenda. Tudo isso demonstra o comprometimento da gestão em entregar alimentação saudável em um ambiente confortável aos guarulhenses,” afirmou.

Para a gerente do restaurante, Emily Sena Cristina do Carmo, que tem formação em nutrição, as reformas possibilitaram atender melhor o programa de segurança alimentar da cidade. “Todas essas ações visam à melhoria na qualidade das refeições servidas às pessoas em vulnerabilidade social, atendendo assim ao programa de segurança alimentar do município, que prima pela atenção à qualidade e ao balanceamento das refeições ofertadas, bem como pelo espaço adequado e estruturado para o consumo”, afirmou a nutricionista.

Realizações

Entre as melhorias feitas estão pintura do prédio, readequação dos separadores de filas para melhor servir as refeições, reforma de alguns mobiliários (mesas e cadeiras) e de certos maquinários (caldeiras, fornos, fogão, adequação das câmaras frias), fechamento da área externa com gradil para maior segurança dos usuários e melhor fluxo de pessoas, informatização do sistema com a implantação de comandas para a retirada de refeições, além de reformulação do cardápio e aprimoramento de refeições.

Implantado em 2013, o Restaurante Popular Josué de Castro funciona de segunda a sexta-feira e está instalado em uma área de 2.542 m². Ele serve entre 1.000 e 1.200 refeições diariamente, das 12h às 14h, ao valor de R$ 1. Oferece ainda de 80 a 100 desjejuns gratuitos diários, das 7h30 às 8h.

Em razão da pandemia de Covid-19 as refeições são servidas em embalagens descartáveis para consumo fora da unidade a fim de evitar aglomerações. Também é disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos dos usuários do equipamento e as filas possuem marcação no chão para que as pessoas mantenham o distanciamento.

Além dessa unidade a Prefeitura possui outras duas: o Restaurante Popular Zilda Arns, localizado no Macedo, e o Restaurante Popular Pimentas, no Parque São Miguel, entregue no fim de junho.

Serviço

Restaurante Popular Josué de Castro – rua Adolfo Noronha, 49, Taboão

Restaurante Popular Pimentas – rua Joaquim Moreira, s/nº, Parque São Miguel (esquina com a estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, próximo ao CEU Parque São Miguel)

Restaurante Popular Zilda Arns – avenida Monteiro Lobato, 518, Macedo

Fonte: Prefeitura de Guarulhos