Relatório sobre mercado de trabalho aponta alta na contratação de Jovens Aprendizes

Agência do Trabalhador no Setor Comercial Sul Agência do Trabalhador, Setor Comercial Sul, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 25/10/2016 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Da Redação

A sétima edição do Relatório Conjuntural do Mercado de Trabalho Formal em Guarulhos, lançado ontem, pela Secretaria do Trabalho, traz informações sobre as contratações pelo programa Jovem Aprendiz. Segundo os dados, de janeiro a maio deste ano, 1.556 jovens aprendizes foram contratados de forma equilibrada no setor da Indústria e Comércio, prevalecendo as contratações no setor de serviços. A publicação aponta ainda que as ocupações que geraram maior número de contratações do programa foram auxiliar de escritório, assistente administrativo, alimentador de linha de produção e repositor de mercadorias.

No período em análise, também é possível observar que Guarulhos apresentou saldo positivo na geração de empregos formais. O setor de serviços comandou a expansão e a indústria da transformação acompanhou. O comércio nos últimos 12 meses também contribuiu para o aumento do emprego com carteira assinada.

O documento traz ainda mais informações sobre o mercado de trabalho em Guarulhos, tais como o saldo da movimentação (admitidos e demitidos), movimentação de emprego por faixa etária, os números de empregos formais nos últimos meses e o número de requerimentos do seguro-desemprego na cidade.

Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasil