Vereadores concordaram em protocolar pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito sobre o assunto
A Comissão Especial de Estudos (CEE) instalada na Câmara para apurar a contaminação ambiental e o estabelecimento de rotas de fuga na área do Internacional Shopping de Guarulhos reuniu-se na manhã desta terça-feira (11). No encontro, os vereadores deliberaram sobre a entrega do relatório final e sobre a solicitação de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI).
O presidente da CEE, vereador Edmilson (PSOL), explicou os próximos passos da Comissão. “Nós vamos fazer o encerramento na sexta-feira, aprovando o relatório com a assinatura de todos os membros da Comissão, de forma unânime. Na segunda-feira (17), vamos anexar esse relatório ao pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito”.
Mudar o status de Comissão Especial de Estudos para Comissão Especial de Inquérito permite que os vereadores convoquem representantes do shopping para prestar esclarecimentos. Quando foram convidados pela CEE, não houve comparecimento. “A falta de resposta do empreendimento é um desrespeito ao Legislativo por parte do empreendedor responsável pelo shopping. Por ser uma Comissão Especial de Estudos, nosso poder é muito limitado, então a decisão que tomamos hoje foi transformá-la numa Comissão Especial de Inquérito, onde nós temos poder de polícia, podemos convocar e não mais convidar”, afirmou Edmilson.
O presidente destacou que pretende solicitar que a CEI seja composta pelos mesmos membros que fizeram parte da CEE. “Eu prefiro que seja mantida a composição, uma vez que esses vereadores e vereadoras já acompanharam esse trabalho. Nós vamos fazer a solicitação às bancadas e às lideranças partidárias para que mantenham as mesmas indicações”.