Região Leste… Onde o Sol nasce, acontece uma das festas mais antigas de Guarulhos e do Brasil


A Região Leste de Guarulhos é a “porta” de entrada dos raios do Sol, que todas as manhas despontam lentamente, aquecendo e iluminando a cidade. A Região Leste de Guarulhos é composta de 2 bairros: Bonsucesso e Sadokim. A origem histórica dos nomes dos bairros, bem como a lista oficial de todos os loteamentos, denominados vilas, jardins, parques farão parte da sequência das publicações, de 2022.  

         Além dos encantos e belezas do Sol, acha-se na Região Leste de Guarulhos um dos episódios religiosos, históricos e culturais mais significativos do território brasileiro: o Dia da Carpição e a Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso, celebrados há 280 anos ininterruptamente. O termo “festa” deriva da palavra latina “festivus”, para designar as celebrações católicas.    

Em Guarulhos, desde 1741 acontece na primeira segunda feira do mês de agosto, o dia da Carpição. Limpeza dos arredores da antiga Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, tendo em vista a realização no último fim de semana (de agosto), da festa em homenagem a Nossa Senhora do Bonsucesso. Uma das mais antigas do Brasil, segundo contam, a terceira mais antiga. A construção da atual igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso e da Capela de São Benedito dos Homens Pretos e Santa Ifigênia constam, respectivamente, de 1800 e 1873.

A construção da igreja, contou com a iniciativa do dono da fazenda, na ocasião, Antônio Xavier D’Ávila, contando com trabalho escravizado. A capela e a igreja foram construídas em taipa de pilão, estrategicamente, no alto da colina, de frente para a estrada Velha do Mar, também chamada de Estrada Geral, bem como estrada Velha de Bonsucesso, situada a poucos metros da margem direita do rio Baquirivu Guaçu. Próximo ao garimpo de ouro, que pertencia ao bandeirante paulista Geraldo Correia Sardinha, carta de sesmaria de 1612, onde atualmente se acha o jardim Hanna, bairro das Lavras. Tanto a igreja, quanto a capela de São Benedito e Santa Ifigênia eram, respectivamente, locais de devoção das pessoas brancas e negras, bem como de sepultamentos.      

Curiosamente, o primeiro professor de Guarulhos está sepultado na Igreja de Bonsucesso. Trata-se de Bonifácio de Siqueira Bueno (1806-1880). Primeiro Mestre-escola, também, chamado professor de instrução primária. Data provável (1826), quando iniciou a sua missão de receber em sua varanda, ou visitar aluno por aluno (masculinos), nas sedes das fazendas. Faleceu aos 74 anos, sendo sepultado pelo filho João Álvares de Siqueira Bueno, deputado em duas legislaturas: 1880-1881 e 1884-1885. Muito mais será relatado a respeito da Região Leste de Guarulhos.

                                                                           

- PUBLICIDADE -