Redes sociais, vilão ou mocinho?

Serginho Freitas

Sabe aquela tarde que você está rolando o feed no Facebook e de repente aparece aquele vídeo ensinando a preparar um prato delicioso? Ou quando no stories do Instagram algo relacionado a comida te chama a atenção e você assiste com muita atenção? Então… Perfis relacionado a comida vem invadindo as redes sociais deixando a galera com água na boca e os cozinheiros de bares e restaurantes com a pulga atrás da orelha. Caçando as redes sociais Facebook e Instagram, cruzei com dois perfis que me chamaram a atenção por terem vários comércios de nossa cidade.

O Gastroguarulhos, (@gastroguarulhos), do Matheus Magalhães faz a linha mais crítica, emitindo sua opinião em vídeos no stories e através de fotos no perfil sem meio termo. O verdadeiro terror dos cozinheiros!

“O gastroguarulhos surgiu depois que eu vi a necessidade de expor minha opinião sobre a gastronomia local. O guarulhense ainda não entendeu que temos ótimos bares e restaurantes e muitas vezes acabam por medo não indo a novos locais. Com isso, os comércios mais antigos não sentem tanto a pressão e acabam não se atualizando em cardápios e novos pratos. Recebo várias criticas por ter criticado algum cozinheiro com anos de experiência, mas também elogios por ter a coragem de falar quando não acho que o local está apto a receber os guarulhenses. Eu leio muito sobre gastronomia e acho que, até pela facilidade da tecnologia, os cozinheiros que não se atualizam irão perder seus postos para a galera mais nova que estão criando e produzindo muita coisa legal” disse Magalhães.

Já o casal Aline Ferrari, (@alineferrarigomes) e Paulo Marques, mais conhecido como Lilo, (@marques.lilo) usam suas redes para divulgar, no tom mais tranquilo e abusando de fotos e vídeos despojados, os bares e restaurantes de Guarulhos.

“A brincadeira de colocar as fotos e videos dos locais que frequentamos veio por que o Paulo é mais do que amante da boa comida. Ele é viciado mesmo! Tanto que fez o curso de gastronomia. Certa noite estávamos em um restaurante e o prato era tão bonito que fizemos umas fotos e postamos. Depois sempre que achávamos algum lugar com preço bacana e qualidade na cidade fazíamos algo com foto e videos no stories. Quando reparamos os perfis de ambos estavam lotados de stories.” contou Aline para este colunista.
“Como as redes sociais tem um alcance além do imaginável, e eu vi que a galera estava curtindo bastante, resolvemos além de fazer os videos nos stories, separar sempre um espaço como destaque em nossos perfis. Com isso a galera sempre poderá navegar e ver algo que postamos. Estou me divertindo demais. Comer é bom demais e nossa cidade esta lotada de ótimos lugares. Basta o guarulhense se apoderar, visitar e principalmente divulgar. A cidade não é mais aquela de antes. Tipo dormitório. Somos um município cheio de qualidade na gastronomia.” disse Marques.

E depois de muito bate papo com eles que estão começando, e ouvir o quanto nossa cidade cresceu no segmento, resolvi ligar para o Fernando Tadeu, dono e apresentador de um dos principais canais de receitas descomplicadas do Youtube, o CANAL RANGO (youtube.com/canalrango), para saber o que ele tem a dizer sobre Guarulhos !
“Cara, na boa, Guarulhos por anos foi vista como um bairro de São Paulo. E não é. Guarulhos é um lugar sensacional. Uma cidade com quase 1 milhão e meio de pessoas! Por anos ela foi deixada de lado, mas tenho observado que isso mudou. E mudou para melhor! Vários restaurantes de níveis internacionais, hamburguerias, lancheterias, steakhouses e bares gastronômicos. Minha equipe de marketing até quer fazer um tour pela cidade. Só estamos aguardando os proprietários das casas convidar nossa equipe.” explicou Tadeu.