Receita Federal espera receber mais de 260 mil declarações de Imposto de Renda em Guarulhos

Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lucy Tamborino

A Receita Federal espera receber cerca de 260,4 mil declarações do Imposto de Renda no prazo na cidade de Guarulhos, o número é cerca de 7% a mais em relação ao ano passado – quando eram esperadas 243,6 mil declarações. O prazo para envio começa hoje e vai até 30 de abril.

De todas as declarações de 2018, 249 mil foram entregues dentro do prazo no município, superando a expectativa da Receita. O restante foi entregue após o prazo com multa.

Este ano, entre outras exigências, estão obrigados a prestar contas os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. O valor é o mesmo do ano passado.

Ainda na Delegacia de Guarulhos, que engloba os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, cerca de sete mil declarações ainda estavam retidas na malha. O número representa 1,76% do total de 400.678 declarações apresentadas até o dia 6 de dezembro, término do processamento das declarações do ano passado. A Receita não divulga dados específicos por munícipio.

Desse conjunto de declarações retidas em malha, 77,41% apresentam imposto a restituir, 19,05% têm imposto a pagar e 3,54% não apresentam imposto a restituir ou a pagar.

Dentre as principais razões pelas quais as declarações foram retidas estão: omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes, divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), despesas médicas, além de dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil