Realizar ‘pancadões’ em Guarulhos pode gerar multa de mais de R$ 3,3 mil

36a. Sessão Ord. e 19a., 20a. e 21a. Sessões Extraord. - 21.06.2018 - Nico Rodrigues

Lucy Tamborino

Quem for autuado por realizar ‘pancadões’, pode receber uma multa de 1.000 Unidades Fiscais de Guarulhos (UFG), se aplicada hoje o valor seria mais de R$ 3,3 mil. A lei que determina a proibição e fixa os valores foi sancionada pelo prefeito Guti na última sexta-feira (25). O projeto de lei é de autoria do vereador Eduardo Barreiro (PCdoB).

O valor pode ainda ter agravantes: na primeira reincidência deverá ser pago em dobro e quadruplicado a partir da segunda. Ainda, em caso de recusa do atendimento da ordem de abaixar o som, adequando-o aos padrões estabelecidos pela legislação vigente, a autoridade responsável pela fiscalização poderá apreender o aparelho de som ou o veículo no qual ele estiver instalado. A Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito, além da Polícia do Estado de São Paulo, podem autuar quem realizar esse tipo de evento.

Só no final do ano passado três pessoas morreram pisoteadas durante o chamado “Baile do Vermelhão”, no bairro dos Pimentas. Imagens gravadas por celulares, que circulam em redes sociais, mostram várias pessoas correndo em uma rua para fugir da polícia. O evento era realizado sem autorização da prefeitura.

Imagem: Nico Rodrigues