Nesta sexta-feira, dia 8/04, a União Internacional de Combate ao Câncer promove o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Em 2019, último ano com dados completos sem a pandemia, mais de 300 mil homens foram diagnosticados com algum tipo de câncer de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Além dos já conhecidos prejuízos à saúde, o diagnóstico desta doença grave, aliado ao tratamento invasivo, afeta diretamente a vida sexual dos homens.
“Quando existe o diagnóstico de câncer, temos que levar dois aspectos em consideração com o paciente: o psicológico, já que a notícia afeta a todos emocionalmente; e o físico, como a medicação recomendada pelo oncologista pode afetar a função erétil do homem”, avalia o especialista Ageu Pedro Júnior, da Hominem Clinic Guarulhos.
Mas os cenários variam. Nem todos os homens têm a saúde sexual afetada durante o tratamento. Alguns, porém, apresentam alguma disfunção, mas conseguem retomar as ereções depois de uma semana da sessão de quimioterapia. No entanto, algumas drogas afetam diretamente a produção de testosterona e a atividade sexual masculina.
“Antes de indicar algum tipo de estimulante, a nossa equipe médica avalia qual é a medicação que o paciente está usando, em qual etapa do tratamento está e como vai acontecer a interação medicamentosa dessas drogas”, explica o responsável pela clínica.
Nesta mesma avaliação é possível detectar se a disfunção erétil acontece por razões fisiológicas ou por motivos psicológicos. “A confiança em si mesmo, no futuro e na própria virilidade podem levar o homem à impotência. Existem muitos casos em que o acompanhamento psicológico adequado para este paciente é suficiente. Por isso, a Hominem Clinic Guarulhos conta com uma equipe multidisciplinar especializada para avaliar questões físicas e emocionais”, completa Ageu.
Serviço
Hominem Clinic Guarulhoss
Avenida Salgado Filho, 252, Sala 1001, Centro – Guarulhos
WhatsApp: (11) 93265-5761
Facebook: hominemclinicguarulhos
Instagram: @hominemguarulhos