Quedas de árvores aumentam 230% em 2019

Lucy Tamborino

O número de árvores caídas em Guarulhos no ano passado aumentou 230%. De acordo com dados da Secretaria do Meio Ambiente, em 2018 foram 83 delas que caíram, já em 2019 foram 274 – total três vezes maior que o ano anterior.

Além de caírem na fiação e deixarem um total de 17.264 clientes da EDP em Guarulhos sem energia elétrica, uma das árvores chegou a matar um homem no final de janeiro do ano passado.

Eduardo Gomes da Silva, de 45 anos, que estava dentro de um carro durante uma forte chuva, quando parou o veículo na rua Uruaçu, no Jardim Pinhal, próximo a uma árvore para esperar a chuva passar. Esta caiu matando Silva, levando ao chão a fiação e postes que estavam próximos.

Ainda em julho, uma árvore caiu na avenida Doutor Renato de Andrade Maia, no Jardim Paraventi. Duas pessoas foram encaminhadas ao hospital com ferimentos leves. Elas estavam dentro do ônibus da linha 356-A Circular Saúde que colidiu com a árvore.

Segundo especialistas, um erro recorrente dos cidadãos é procurar abrigo durante as chuvas, por vezes debaixo de árvores, o que além do risco de queda, podem atrair raios, já que estes geralmente atingem objetos em grandes elevações.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -