- PUBLICIDADE -

Rafael Cervone*

Maurício Carlos Colin**

A Diretoria Regional do CIESP Guarulhos, que comemora 41 anos neste dia 13 de abril, tem sua trajetória marcada por numerosas realizações e muito trabalho em favor do desenvolvimento da indústria e da região. A entidade e o dinâmico parque fabril da cidade e dos outros três municípios (Arujá, Mairiporã e Santa Isabel) sob sua jurisdição conferem bastante força e dinamismo à economia local, cuja relevância é ampliada pela presença do maior aeroporto do Brasil.

Dedicamo-nos, além do fomento setorial, ao bem-estar da sociedade. Por isso, estamos cada vez mais focados na agenda da governança ambiental, social e corporativa (ESG) e nas transformações do País e do mundo, voltadas a promover o desenvolvimento sustentado em todas as áreas. O trabalho do CIESP Guarulhos transcende à defesa do setor industrial e das ações pelo seu fortalecimento, desdobrando-se, também, em outras frentes relevantes para a sociedade.

É no âmbito desse propósito mais amplo que a Regional pauta sua interação com o poder público, consciente de suas responsabilidades sociais. Assim, está sempre atenta às demandas que afetam a indústria e as cidades, como o transporte público, taxa do lixo, saneamento básico, saúde, educação e qualidade da vida. Pleiteamos melhorias constantes, pensando no bem-estar da população da região. É preciso considerar que nosso setor não é uma ilha, pois está inserido em todo um contexto urbanístico e social.

No caso da jurisdição do CIESP Guarulhos, esse universo do qual fazemos parte é constituído por 1,66 milhão de habitantes. A indústria de transformação é importante para a vida e a inclusão socioeconômica desse expressivo contingente. São 2.980 empresas, com destaque para a fabricação de produtos de metal, borracha e material plástico, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Ademais, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados/IBGE – janeiro de 2023), o setor emprega 108.494 pessoas, sendo o líder do ranking de postos de trabalho na região.

A história de 41 anos do CIESP Guarulhos e a importância socioeconômica do parque fabril que representa enfatizam o quanto o setor é determinante para o fomento econômico, a geração de empregos, renda, investimentos e inclusão social. Por isso, estimulados por exemplos como o da Regional, estamos lutando com muito empenho para que o Brasil tenha uma nova e eficaz política industrial de longo prazo, que será decisiva para o nosso país conquistar o desenvolvimento.  

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

**Maurício Carlos Colin é o diretor-titular do CIESP Guarulhos.

- PUBLICIDADE -