Quase 20 mil motoristas de Guarulhos tiveram CNH suspensas no ano passado

Brasília, DF, Brasil 14/9/2015 Foto: Renato Araújo/Agência Brasília - O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai lançar, na sexta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito. A campanha, em parceria com o governo federal, tem a proposta de conscientizar a sociedade sobre temas relacionados ao que o órgão chama de "cultura do automóvel", como segurança de motoristas e pedestres, utilização do espaço urbano e poluição do meio ambiente.

Pedro Lacerda

Um total de 18 mil motoristas de Guarulhos tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa no ano passado. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) somente nos dois primeiros meses de 2018 já foram suspensas 2.259 CNH.

Em todo o Estado de São Paulo, 560 mil condutores iniciaram o cumprimento da suspensão em 2017, já este ano, em janeiro e fevereiro foram mais de 78 mil motoristas que tiveram que atender esta ordem.

De acordo com o Detran, os principais motivos que levam à suspensão das carteiras ocorrem quando o condutor soma ou excede 20 pontos dentro de 12 meses; comete uma única infração gravíssima cuja penalidade está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como nos casos de embriaguez ao volante, excesso de velocidade acima de 50% do limite máximo, pilotar moto sem capacete, praticar racha, entre outras situações.

Imagem: Renato Araújo