Quase 100 mil consultas foram realizadas com reabertura das UBSs

Um total de 98.548 consultas médicas foram realizadas nas 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos desde a reabertura no dia 27 de julho. As novas consultas foram suspensas em março, início da pandemia do coronavírus, exceto casos de urgência e emergência.

Além das UBSs, também voltaram os atendimentos os quatro Centros de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg) e os cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Segundo a Secretaria da Saúde, pelo Programa Saúde Agora até o final de semana passado foram realizadas 747 consultas médicas. Neste sábado (22), as UBS Marcos Freire e Nova Cidade funcionarão pelo programa oferecendo consultas médicas e exames para pacientes que agendaram previamente, bem como atenderão demanda espontânea para atualização de cadastros e dispensação de medicamentos nas farmácias.

O Brasil todo promove neste sábado (22) o Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo. A meta é vacinar indiscriminadamente todas as pessoas de 30 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente, e seletivamente a população de seis meses até 29 anos, ou seja, mediante avaliação da carteirinha para colocar em dia o esquema vacinal. Em Guarulhos, todas as UBSs e também o Ambulatório da Criança (Centro) vão abrir das 8h às 17h para intensificar a imunização desse público-alvo contra a doença.