PT Guarulhos organiza vaquinha para ir à Curitiba em apoio a Lula

Lucy Tamborino

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Guarulhos está organizando uma vaquinha online para levar apoio político ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva – preso desde o dia 07 de abril de 2018 em Curitiba (PR). A iniciativa que começou na segunda-feira (25) já atingiu a meta de R$ 4 mil, valor equivalente ao ônibus para transportar os militantes, mesmo assim segue aberta para doações de apoiadores.

A ação não é um fato isolado, mas sim um complemento ao protesto que está sendo organizado nacionalmente pelo PT para acontecer no domingo (07). “Juridicamente nós não temos força, mas temos o dever de nos posicionar politicamente. Nós queremos dizer para o Lula que estamos com ele”, explicou à Folha Metropolitana a vereadora e presidente do PT Guarulhos, Genilda Bernardes. De acordo com ela, Lula foi preso sem provas e evidências, que tem deixado claro a sua prisão de cunho político.

Apoiadores e militantes devem sair de Guarulhos no dia 5 de abril direto para o Acampamento Lula Livre. Eles irão dormir no acampamento e no domingo participarão do ato em defesa da liberdade do ex-presidente.

No site onde a arrecadação acontece, os organizadores defendem Lula como um preso político, que poderia ter saído do país e pedido proteção a governos estrangeiros, mas que preferiu enfrentar as injustiças ao invés de deixar o seu povo. Em justificativa da comitiva guarulhense, são citados políticas públicas atribuídas ao ex-presidente como o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), milhares de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida; e o Bolsa Família, que, de acordo com o texto, já tirou da rua muitas crianças e seus pais famintos.

Imagem: Lucy Tamborino