PSDB nacional intervém e eleição do diretório municipal de Guarulhos ocorrerá no domingo

Da Redação

O presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acatou o pedido de recurso do presidente municipal do partido, Marco Iannoni, e manteve as eleições da sigla que ocorrerão neste domingo (24) em Guarulhos.

O diretório municipal havia sido alvo de uma intervenção da Comissão Executiva Estadual em decisão proferida no último dia 19. No texto, o presidente do PSDB/SP, Pedro Tobias, afirmava ainda que a eleição do diretório de Guarulhos se realizaria mediante “convenção extraordinária, em data a ser designada pela Comissão Executiva Estadual”.

Em sua decisão, Alckmin determinou a cassação da decisão do PSDB/SP alegando que compete “exclusivamente à Comissão Executiva Nacional do PSDB fixar em resolução as datas para a realização de convenções ordinárias de todos os órgãos partidários”. Ele destacou ainda que “confere exclusivamente ao presidente da Comissão Executiva Nacional a competência de autorizar novas datas para realização de convenção ordinária municipal”. Por fim, Alckmin destaca que o PSDB/SP “decidiu intervir no PSDB municipal de Guarulhos com fundamento em artigo do estatuto que não confere poderes ao órgão estadual, o que exorbita de sua competência”.

Segundo a Folha Metropolitana apurou a decisão se estendia para 33 municípios paulistas. O motivo seria a falta de apoio durante a campanha que elegeu o governador João Doria (PSDB). A intervenção ocorreu em todas as cidades em que a cúpula partidária local é ligada a quem atuou contra Doria na disputa pelo governo de São Paulo.

“É a reversão da decisão arbitrária, infundada e desrespeitosa ao diretório, legalmente constituído, de Guarulhos. Isso demonstra que o bem, a verdade e a legitimidade imperam sobre o mal. Essa vitória é nossa”, destacou Iannoni.