Projeto sobre compartilhamento de imagens de monitoramento passa pela Comissão de Obras

Bruno Netto
- PUBLICIDADE -

Reunião teve a participação dos vereadores Romildo Santos e Danilo Gomes

Um projeto de lei de autoria do vereador Gilvan Passos (PSD) passou pela análise da Comissão de Obras e Serviços Públicos, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (27/02). O PL 1848/20 dispõe sobre o uso de imagens de câmeras de monitoramento em vias públicas, de empresas de segurança privada, compartilhadas com o sistema de segurança pública de monitoramento (GCOM), da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, no âmbito do município de Guarulhos.

O presidente da Comissão, Romildo Santos (PSD), elogiou a iniciativa do parlamentar, que recebeu parecer favorável por poder auxiliar na prevenção e esclarecimento de crimes e acidentes de trânsito na cidade. “Esse é um projeto muito interessante porque compartilhando as imagens das câmeras, das pessoas que puderem fornecer, principalmente em avenidas de grande fluxo, cada vez mais a Secretaria de Segurança terá condições de solucionar alguns casos”.

Romildo relembrou um acidente de trânsito que foi esclarecido a partir das imagens de uma câmera de monitoramento. “Se não me engano, aconteceu há mais ou menos seis anos, por volta de 4 horas da manhã, quando um ônibus atingiu um carro com três ou quatro jovens que vieram a óbito. Muitas pessoas falaram que o ônibus estava em alta velocidade, o semáforo era aquele de temporizador e a câmera mostrou claramente que estava verde para o motorista de ônibus, e os jovens, infelizmente, passaram no vermelho. Isso, graças a Deus, tirou todo aquele peso das costas de um motorista, de um profissional de ônibus que não teve culpa nenhuma”, disse.

- PUBLICIDADE -