Projeto Rota da Cultura: Som, Cena e Corpo tem inscrições abertas para Oficina sobre Teatro

Em tempos que exigem cautela por conta do Covid-19, o projeto Rota da Cultura: Som, Cena e Corpo está oferecendouma oportunidade para educadores da rede pública e privada de ensino e jovens a partir de 16 anos de estudar e refletir juntos sobre o universo das artes do espetáculo.

Depois das oficinas sobre música de Concerto, Ópera e Dança, chegou a vez da Oficina sobre Teatro, com estudos reflexivos para estudo desta arte. A aulas gratuitas acontecem pelo aplicativo Zoom nos dias 26, 28 de abril, e 03, 05, 10, 12, 17, 19 de maio, das 19hrs às 20h30. Para enriquecer o conteúdo acontecerão lives abertas ao público nos dias 04 e 18 de maio, com convidados especiais cujas trajetórias dialogam diretamente com a proposta da oficina.

Ministrada por Maurício Ayer, educador do Rota da Cultura, a oficina terá como referência para estudo Gota d’Água {Preta}, uma adaptação do diretor Jé Oliveira do musical de Chico Buarque e Paulo Pontes. Ainda há vagas para essa turma única. Basta preencher o formulário por meio do link https://aymbere.com.br/portfolio/rota-da-cultura-cena.

O Rota da Cultura foi pensado inicialmente como um programa de visitas culturais, onde os participantes pudessem assistir coletivamente a espetáculos de música, dança e teatro, combinando com a experiência de oficinas. Por conta do cenário atual, a programação foi repensada, mas manteve seu conceito de coletividade por meio de espetáculos de referência online para os estudos.

Para Patrícia Ceschi, diretora da Aymberê Produções Artísticas, responsável pela gestão do projeto, essa nova formatação das oficinas, agora virtuais, representam uma maneira possível de realizar o Rota da Cultura nesse momento. “Nada substitui a experiência vivida em plenos sentidos, porém o formato online nos possibilita acessar pessoas que não poderiam se juntar a nós presencialmente”, comenta Patrícia.

As lives que aconteceram durante a programação das outras oficinas do projeto estão disponíveis ao público pelo YouTube da Aymberê Produções. Os convidados que compartilharam um pouco da experiência foram Emmanuele Baldini, Spalla da OSESP, Adriana Schincariol, violista e professora da EMESP Tom Jobim, Mauro Wrona, Coordenador da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, Cléia Mangueira, produtora de ópera, e Andrea Fraga, artista e professora na EMIA. Confira e inscreva-se no canal para não perder as próximas ( https://www.youtube.com/channel/UCfVkdlX53u6mWSbQHuyesWQ)

O projeto tem realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, parceria estratégica do Instituto JCA, patrocínio da Viação Cometa via ProAC ICMS, e gestão e produção da Aymberê Produções.

Serviço:

Projeto Rota da Cultura: Som, Cena e Corpo

Público: Professores da rede pública e privada e jovens de 16 anos preferencialmente moradores da zona norte de São Paulo.

Inscrições gratuitas acesse o formulário no link: https://aymbere.com.br/portfolio/rota-da-cultura-cena

Sobre Maurício Ayer, educador do projeto

Professor, poeta, dramaturgo, tradutor e editor, atualmente Ayer leciona Literatura Francesa na FFLCH/USP, onde é responsável pelas disciplinas de Teatro Francês e Poesia Francesa I. Formado em Música/Composição pela FASM, fez doutorado e pós-doutorado na FFLCH/USP e especialização na Universidade de Paris 8, França. Com forte atuação em vários projetos de arte-educação, também desenvolve pesquisas sobre cruzamentos entre as artes, em especial entre literatura e música.

Sobre a Viação Cometa

A Viação Cometa, empresa integrante do grupo JCA, protagoniza uma história de 68 anos de sucesso no transporte de passageiros. Atualmente conta com cerca de 600 ônibus em sua frota patrimonial, 2.400 colaboradores e mais de 14,5 milhões de pessoas transportadas ao ano. Está organizada em 6 Filiais Regionais, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

Sobre o Instituto JCA

O Instituto trabalha na perspectiva de que a desigualdade social é uma questão a ser superada para a constituição de uma sociedade melhor. Para isto, escolheu atuar nas áreas de educação e cultura, com projetos que melhorem as oportunidades para os jovens e os projetam para um futuro com mais possibilidades de escolha. O IJCA lidera, junto com outras organizações públicas e privadas, um movimento para qualificar as políticas de educação na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro e atua nos últimos dois anos na expansão de projetos incentivados concatenados às áreas da cultura e do esporte na cidade de São Paulo, em especial, para os jovens moradores do Parque Vila Maria.

Sobre a Aymberê Produções

Fundada em 2010, a Aymberê Produções Artísticas propõe projetos de arte e cultura originais que buscam aproximar linguagens artísticas contemporâneas, questionamentos pertinentes e transformação sociocultural para os mais diversos públicos. O portfólio abrange produções nacionais e internacionais e elaboração e gestão de projetos culturais inéditos. Desde 2016, a Aymberê trabalha principalmente na criação e desenvolvimento de projetos junto a empresas. Mais informações: www.aymbere.com.br.

Imagem: Evandro Macedo