Da Redação
De acordo com Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) a taxa de transplantes renais não cresce há sete anos. No Brasil existem 33.984 pacientes adultos ativos na lista de espera para serem transplantados, com 606 crianças registradas. O estado de São Paulo está no topo, totalizando 15.701 pacientes. O rim é o órgão mais solicitado, com 22.616 pessoas aguardando.
Com o intuito de conscientizar, quebrar tabus e promover o diálogo sobre a doação de órgãos, a ação internacional humanitária #JUNTOS, criada em 2014 por Bruno Saike, reuniu 12 formadores de opinião para participar da campanha de 2019. Em formato de vídeo e com o mote “Fazer o bem sem olhar a quem”, as personalidades falam sobre solidariedade e como é importante a informação chegar até a sociedade para quebrar os paradigmas culturais.
Entre os incentivadores da causa deste ano estão: Alessandra Martins e Alexandre Fagundes, atores da novela “Bom Sucesso” que está atualmente no ar pela Rede Globo, Leandro Karnal, Isabela Garcia, Thammy Miranda, Sidney Magal, Di Ferrero, Dani Russo, Giovanna Grigio, Falcão, Carlos De Niggro e Suzy Rêgo. “A doação dos órgãos é uma das maneiras mais bacanas de você se perpetuar e viver para sempre. Se for pra contar uma história triste, ela tem que ter um final feliz”, afirma Bruno.
Em 2018, #JUNTOS venceu o SALUDFESTIVAL em Málaga/ Espanha. No mesmo ano, o projeto teve um álbum lançado com a colaboração de treze artistas e bandas, entre eles He Saike, NX Zero, Pitty, Sorriso Maroto e Falamansa. Já em 2015, #JUNTOS teve repercussão mundial ao lançar um vídeo com 130 personalidades fazendo gestos com as mãos que simbolizava o ato da doação e se tornou a campanha nacional da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. No ano de 2016, a ação envolveu 70 pessoas diretamente ligadas à doação de órgãos e 40 músicos nacionais, entre eles, Ivete Sangalo, Daniel, Mc Guimê, Jorge Aragão, que recriaram a versão de “Sueño Dorado” do cantor argentino Abel Pintos. Em 2017, a European Society for Organ Transplantation (ESOT) convidou Bruno Saike para ser embaixador pelo Cone Sul e América Latina da associação europeia.
Sobre o #JUNTOS
A ideia do projeto #JUNTOS surgiu quando Bruno Saike se deparou com um documentário sobre as dificuldades do transplante de órgãos. Impactado pelas histórias e dados que encontrou, o cantor sentiu que precisava fazer algo pela causa. A campanha, apoiada pela Associação Brasileiro de Transplantes de Órgãos (ABTO), comoveu milhares de pessoas ao redor do mundo e as ações, desde 2014, já chegaram a mais de dois milhões de visualizações.
Imagem: Divulgação/Pixabay