Projeto prioriza conscientização de ciclistas por mais segurança no trânsito

Fábio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

Com o aumento do uso da bicicleta como transporte e consequentemente do número de acidentes envolvendo ciclistas, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) de Guarulhos inicia nesta quinta-feira (2) o projeto Ciclista Seguro – Veja e Seja Visto, que tem por objetivo disseminar os conceitos e regras de segurança para esse tipo de modal, seja para o deslocamento cotidiano para o trabalho ou o esporte.

O projeto foi desenvolvido pela Escola de Mobilidade Urbana a partir de estudos e dados levantados pelo Observatório de Segurança Viária de Guarulhos que apontam o aumento de acidentes envolvendo ciclistas.

A ação será permanente e ocorrerá por meio da atuação dos agentes de trânsito, que circulam diariamente pelas ruas da cidade. Eles irão fiscalizar e orientar os ciclistas sobre os cuidados que precisam ter no trânsito. Como incentivo, os servidores irão distribuir uma lanterna de segurança de LED recarregável, um colete refletivo e um folheto com orientações. A previsão é que sejam atendidos mil ciclistas nessa primeira etapa.

 “É uma ação importantíssima que pensamos tendo em vista o movimento internacional instituído pela ONU que trata exatamente das ações de segurança de trânsito como um todo. Nosso cuidado com aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte é também por conta dos projetos de mobilidade urbana voltados para o segmento que a Prefeitura tem incentivado, como o aumento das ciclofaixas”, disse o titular da STMU, Luigi Lazzuri Neto.

Entre as orientações que serão dadas aos ciclistas estão observar os arredores e ser observado durante o dia e a noite, respeitar as placas de sinalização e o Código de Trânsito Brasileiro, informar sempre a mudança de direção, evitar ultrapassagens pela direita, atenção aos outros ciclistas e pedestres, o uso de capacete e revisões periódicas da bicicleta.

Contextualização

Dados do Observatório de Segurança Viária de Guarulhos apontam que entre 2019 e outubro de 2022 as rodovias estaduais e federais que cortam a cidade registraram 94 acidentes, contra 487 nas vias municipais.

O estudo mostra ainda o número de óbitos entre 2015 a outubro de 2022. Nas rodovias estaduais e federais foram registradas 17 mortes, enquanto que nas ruas e avenidas de Guarulhos houve 55 óbitos.

- PUBLICIDADE -