Projeto liderado por Americano garantirá iluminação de LED em todas as ruas da cidade de Guarulhos

Divulgação
- PUBLICIDADE -

Até o dia 08 de dezembro, aniversário de 463 anos de Guarulhos, a cidade será contemplada com todo o parque de iluminação pública tendo suas lâmpadas substituídas por LED através do Programa Ilumina Gru, projeto que teve participação direta do secretário de Governo, Edmilson Americano.

“A gente está trocando tudo de vapor de sódio para LED. Até o final do ano teremos o parque inteiro de iluminação pública de Guarulhos, tudo bem moderno, com LED. Isso também é uma PPP que o Americano encabeçou”, disse Guti.

É através da parceria público-privada (PPP) que a cidade ganhará modernização total da iluminação pública com um investimento de R$ 420 milhões realizados pela iniciativa privada.
Com o investimento, as lâmpadas de vapor de sódio existentes na cidade serão substituídas por lâmpadas de LED, que são mais econômicas, apresentando redução de mais de 75% do custo ao município.

A quantidade de ponto de iluminação de Guarulhos passará de 73.073 para 116.871. Além da redução de gastos, a PPP prevê manutenções mais ágeis, visto que a concessionária, responsável pela substituição, manutenção, expansão, operações e avanços tecnológicos pelos próximos 30 anos contará com equipes 24h, todos os dias da semana para atendimento imediato.

De acordo com Guti, vias bem iluminadas vão impactar diretamente na sensação de segurança da população, levando em consideração que, de acordo com estudos, a redução no índice de criminalidade está diretamente ligada a expansão da iluminação pública. “Isso permite que ruas, praças e parques sejam mais frequentados pela população, gerando um melhor aproveitamento do espaço público, o que deve ser um dos objetivos de qualquer administração municipal”, disse.

O contrato para o início da modernização foi assinado pelo prefeito em março deste ano, em um evento realizado no Adamastor. Na ocasião, Americano parabenizou Guti pela iniciativa. “Mais um legado do prefeito. A ousadia, perseverança, audácia, versão futurística e muita coragem. Estas são suas principais características pensando na nossa população”, disse.

Jardim Fortaleza é contemplado com nova iluminação

Na noite da última terça-feira (22), a prefeitura entregou a modernização total da iluminação da rua Luigi Magni, no Jardim Fortaleza. Ao todo, 747 lâmpadas de sódio foram trocadas por LED em 72 ruas da região. Desde março 38 mil modernizações foram realizadas em toda a cidade. Em cinco meses, 52% do parque de iluminação de Guarulhos já foi modernizado.

- PUBLICIDADE -