Projeto leva desfile da São Paulo Fashion Week para dentro de Penitenciária de Guarulhos

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Lucy Tamborino              

Após atuação na 47ª São Paulo Fashion Week (SPFW), o Projeto Ponto Firme, realizou nesta semana um desfile de moda da Penitenciária II – Desembargador Adriano Marrey. A iniciativa contou com 21 reeducandos e três egressos, que confeccionaram 38 peças de roupas para o maior evento de moda da América Latina, orientados pelo estilista Gustavo Silvestre – que já confeccionou figurinos para as cantoras Anitta e Pabllo Vittar.

Com o tema “Oportunidade”, o desfile contou com diversas peças elaboradas coletivamente, onde o crochê é a inspiração principal nas criações que ganham também detalhes em bordados que fazem parte das produções de camisas, chapéus e calças. Acabamentos e costuras ficaram por conta dos egressos.

Toda coleção foi produzida em três meses, em parceria com a Círculo S/A, Levi Strauss & CO. e Melissa Calçados. O curto período de confecção, de acordo com o estilista Silvestre, só foi possível pelo trabalho em conjunto realizado por meio do projeto. Além das parcerias para a produção das peças, o desfile contou com o apoio da prefeitura e da Associação Guarulhos de Pessoas, Promotores e Produtores de Cultura e Eventos (Agruppe).

Esse é o segundo ano consecutivo que as peças, produzidas por reeducando e egressos, participam do SPFW. Silvestre, que é idealizador do projeto, acredita que o papel principal da ação é mostrar para a sociedade que a ressocialização a partir da educação artística, do crochê, se mantém e com bons resultados. A exemplo, o estilista aponta o trabalho externo realizado com egressos do sistema penitenciário que hoje atuam no seu ateliê.

Desde o seu início, em 2016, mais de 120 reeducandos já passaram pelo Ponto Firme. A participação conta como remição de pena por estudo, a cada 12 horas de frequência é diminuído um dia de pena. Aos envolvidos cabe ainda a certificação, com média de 120 horas de carga horária por ano.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -