“Projeto Eco-Escola” leva educação ambiental para 1200 alunos

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Lucy Tamborino

O Projeto Eco-Escola, da Escola Estadual Padre Antonio Velasco Aragon, no Jardim São Domingos, oferece educação ambiental para os 1200 alunos do ensino fundamental e médio. O aprendizado é na prática com diversas disciplinas que contribuem para o conhecimento.  Hoje os 400 alunos dos 6º e 7º anos distribuíram hortaliças para população que eles mesmos cultivaram na horta da escola.

Ainda a praça em frente à escola deve ser revitalizada pelos 1200 alunos. É previsto que no decorrer do ano ocorra limpeza, pintura e que sejam plantadas mudas no local. Além de outros projetos que estão sendo organizados.            

A iniciativa contempla as disciplinas de Ciência, Geografia, Língua Portuguesa e Artes. Em Ciências, por exemplo, os alunos já realizaram experiências científicas e inspeção de córrego local, onde recolheram a água e analisaram em uma universidade a amostra. Já em Geografia, foi realizado um mapa da redondeza da escola para analisar os problemas ambientais e soluciona-los com apoio dos alunos e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Os alunos gostam bastante. A gente faz um retorno com eles para compreender se eles aprenderam e se adquiriram o conhecimento. Essas ações incentivam a participação e sensibilizam a comunidade para pensar nos problemas ambientais, mas o que a gente vê mesmo é que promovem dentro da escola projetos ambientais”, explica Alex Tomazini, coordenador pedagógico da instituição.

O Projeto Eco-Escola que é programado anualmente é desenvolvido há oito anos. Trabalhado por etapas e em todas as séries, o tema de 2019 é horticultura e jardinagem.  No ano passado, o assunto tratado foi à reciclagem de alumínio. No total foram arrecadados 3 mil quilos de alumínio, sendo necessário de pelo menos quatro caminhões para realizar o transporte do material. Os valores arrecadados com a reciclagem foram investidos em livros para biblioteca, onde os próprios alunos puderam escolher as obras. Já em 2017 o tema foi o de reciclagem de óleo de cozinha.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -