Projeto de Línguas comemora avanços na rede municipal de Guarulhos

Guarulhos é uma grande cidade e nela está localizado um dos maiores aeroportos da América Latina, várias redes de hotéis e tantas outras empresas. Diante dessa realidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, oferece aos munícipes cursos de língua e cultura espanhola e inglesa no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) e nos Centros de Educação Unificados (CEUs). As aulas gratuitas têm como objetivo preparar o aluno para se comunicar em diferentes contextos sociais, promover experiências com outras culturas, potencializar oportunidades de estudo, trabalho e acesso a bens culturais, além de desenvolver sua autonomia e autoestima.

O Projeto de Língua e Cultura Espanhola teve início em 2011 com os professores de espanhol que atuavam na EJA (Educação de Jovens e Adultos) a fim de integrar a rede continuada de ensino, todos com formação em letras com habilitação em língua e cultura espanhola, além de suas especializações complementares à sua área de atuação. Aproximadamente 15 mil alunos participaram do curso até hoje.

Já o curso de língua e cultura inglesa teve início em 2014 através de processo seletivo interno para os professores concursados da rede para lecionar a língua aos guarulhenses. Os professores selecionados abraçaram o desafio de ensinar inglês para a população, compondo um time de especialistas em língua inglesa com o intuito de levar a esse público um ensino de qualidade ao longo dos últimos seis anos.

“Sendo o projeto baseado no conceito de língua como instrumento de comunicação e conhecimento cultural, o curso privilegia o contexto comunicativo considerando, principalmente, as atividades práticas e significativas, dialogando com os objetivos traçados pelos professores na proposta pedagógica em consonância com o Quadro de Saberes Necessários (QSN) e atentando para as especificidades dos estudantes atendidos no espaço”, explica Ana Paula Lucio Souto Ferreira, gestora do Cemear, sobre a importância do trabalho alinhado com o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep).

Os avanços

Mediante o sucesso dos cursos, o aumento do número da demanda no Cemear e nos CEUs, os professores se viram diante do desafio de elaborar um material didático único para que todos os alunos tivessem o mesmo acesso, independentemente do local onde estivessem matriculados. Dessa necessidade nasceram inicialmente os livros de inglês Blue Sky 1, 2, 3 e o Sunset.

Com o passar dos anos e a experiência adquirida o curso foi se reformulando e houve a necessidade de uma nova edição para atender melhor o público, que tem ficado cada vez mais exigente. Assim, em 2018 surgiu a coleção Open Doors. O nome escolhido pelos professores remete ao fato de a língua ser uma porta de entrada para um melhor emprego, para viajar, conhecer demais culturas, entre outras possibilidades. Uma língua que abre uma porta de oportunidades. Toda a coleção foi elaborada pela equipe de professores de língua inglesa e parte de uma concepção de valorização da realidade dos alunos, o que garante o sucesso do método de ensino.

A coleção Open Doors é composta de quatro livros didáticos para o aprendizado da língua inglesa. O aluno estudará cada livro por um ano a fim de que obtenha total domínio da língua. “Acreditamos na importância da elaboração de material didático para o ensino de inglês para brasileiros, pois cada língua tem suas peculiaridades, uma forma de pensar e entender específicas. Os livros foram pensados e formulados para um curso de três horas semanais para melhor atender o nosso público. Acima de tudo, o curso é adequado às realidades e necessidades de nossos alunos”, ressalta a professora Elaine Rodrigues Martins.

O material didático do curso de língua e cultura espanhola foi elaborado por professores especialistas e conta com uma apostila de exercícios chamada “Español – Lengua Y Cultura”, a qual constitui material complementar para as aulas. “Com a variação linguística diversa, devido a termos o espanhol como língua oficial em toda a América Latina, exceto o Brasil, é necessário adequar constantemente o planejamento das atividades, acessando ao máximo possível essa caracterização linguística tão diversa e rica no processo de ensino e aprendizagem”, ressalta Sérgio Augusto Corsini dos Santos, coordenador do projeto de línguas.

Curso completo

O curso de língua e cultura inglesa abrange todas as habilidades da língua como fala, leitura, escrita e compreensão auditiva por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e interativas desde a primeira aula. Ocorre semestralmente, com duração de 3 horas/aula por semana, estruturado do módulo Básico ao Avançado, totalizando quatro anos de curso. Além disso, já passaram pelos espaços mais de 12 mil alunos e mais de mil se formaram.

No curso de espanhol, composto por cinco módulos, podendo se estender a seis, sendo opcional o de conversação, cada módulo tem um total de 60 horas, incluídas as atividades extracurriculares, tais como visitas a feiras culturais, exposições, apresentações artísticas, entre outras voltadas ao processo de ensino e aprendizagem da língua e sua cultura. O curso envolve o Básico I e Básico II (módulos I/II), Intermediário I e Intermediário II (módulos III/IV) e Conversão I e Conversação II (módulos V/VI).

Ao final do curso os alunos apresentam um projeto com tema livre que é apresentado ao público no dia da formatura, grande evento feito semestralmente para comemorar seus avanços e conquistas.

Desafio atual

Diante das diversas medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Guarulhos devido à pandemia da Covid-19, com a suspensão das atividades presenciais nos estabelecimentos de ensino, a Secretaria de Educação criou um espaço no Portal SE Informe, inclusive nas páginas dos CEUs e do Cemear no Facebook, para disponibilizar uma série atividades aos alunos com o objetivo de estimular e proporcionar momentos de compreensão e produção oral e escrita, além de incentivar a interação com a língua e suas culturas.

Atualmente, cerca de mil alunos do curso de inglês e espanhol participam das atividades online do Projeto de Línguas, que conta com uma equipe de 16 professores especialistas.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos