- PUBLICIDADE -

Uma turma com 22 condutores e monitores de transporte escolar participou nesta sexta-feira (6) de um curso gratuito para atendimento a pessoas com deficiência. Promovida pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos, a ação é obrigatória para os que pretendem ou trabalham na área, de acordo com a lei municipal 6.768/2010.

Ministrada pela educadora de trânsito Fernanda de Oliveira Nascimento, a formação possui uma parte teórica que envolve temas como os diversos tipos de deficiência, como agir dentro da van escolar, formas de abordagem, estudo de casos no transporte escolar, tipos de transporte escolar no Brasil, segurança nesse meio de locomoção, serviços oferecidos e direitos da pessoa com deficiência, além de uma experiência prática de empatia na condução de pessoas com deficiência no entorno da sede do órgão.

“Já trabalhei com ônibus rodoviário e tem muita coisa que eu não sabia. Estou fazendo o curso para me atualizar porque quero entrar na área de transporte escolar para ficar mais perto de casa”, disse o aposentado Wilson de Oliveira, de 72 anos, morador de Bonsucesso.

Condutora de van escolar há 17 anos, Adriana Mosqueto Lara Fraga aproveitou a oportunidade para se reciclar. “Sempre tem uma novidade para aprendermos sobre crianças e jovens autistas que antes não era abordada na aula”, afirmou a motorista.

Os profissionais participaram também de uma vivência em que, com os olhos vendados, caminharam na calçada guiados por um aluno tendo que desviar de postes, árvores e atravessar a via na faixa de pedestres. “É muito bacana fazer esse trajeto porque dá uma noção da dificuldade real enfrentada por uma pessoa com deficiência”, contou a condutora Adriana.

Inscrições abertas

A Subsecretaria de Acessibilidade Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, recebe inscrições pelo telefone (11) 2414-3685 para a próxima edição do curso (20 vagas), que ocorrerá na próxima sexta-feira (13) no auditório da pasta, na rua Alberto Hinoto Bento, 49, Macedo.

- PUBLICIDADE -