Profissionais da Etec e Fatec de Guarulhos podem entrar em greve a partir de terça-feira

- PUBLICIDADE -
Corrida Folha Metropolitana

Os professores, auxiliares docentes e funcionários administrativos das Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do Centro Paula Souza devem iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (08). A paralisação deverá afetar o funcionamento da unidade de Guarulhos de ambas as instituições.

Dentre as reivindicações da categoria estão a desvalorização salarial, já que segundo eles, os 6% de reajuste salarial anunciados pelo governo para o resto do funcionalismo não repõem as perdas; condições precárias de trabalho, com falta de trabalhadores, o que leva à sobrecarga de trabalho, falta de infraestrutura adequada, falta de equipamentos tecnológicos atualizados; além da falta de diálogo e negociação.

Eles apontam, ainda, um desmonte da educação técnica e pública. “A educação profissional, técnica e tecnológica pública desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. No entanto, temos observado um descaso por parte do governo Tarcísio ao empenhar seu projeto de ampliação da oferta de cursos técnicos de maneira precarizada, por meio da rede estadual de educação, configurando uma ameaça ao financiamento do Centro Paula Souza e aos nossos empregos, bem como um gritante desvio de recursos públicos para iniciativa privada”, diz em nota o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza-Ceeteps.

- PUBLICIDADE -