Professor do Conservatório de Guarulhos participa de conferências de universidades internacionais

Adolfo Mendonça, professor de piano popular do Conservatório Municipal de Guarulhos, em que coordena o projeto Jazz e Harmonia, irá participar de duas grandes conferências internacionais sobre música. Em ambas as ocasiões o músico apresentará o resultado de pesquisas às quais se dedicou durante o curso de mestrado em performance de jazz na University of South Florida.

Neste sábado, dia 20, o músico participa da Uncharted Territory, conferência realizada pela International Society of Jazz Arrangers and Composers (ISJAC), sediada nos Estados Unidos. Durante a conferência Mendonça apresentará análise comparativa entre elementos musicais do jazz e do choro. Na pesquisa são discutidas semelhanças e diferenças entre os dois estilos, além de músicos que mais bem realizaram a ponte entre a música brasileira e a americana, com destaque para Garoto e K-ximbinho.

Já entre os dias 23 e 26 de junho Mendonça estará no Documenting Jazz, encontro realizado pela escocesa University of Edinburgh, instituição top-20 no ranking mundial da Times Higher Education. Na ocasião, o músico fará uma análise detalhada de uma composição do pianista Lyle Mays, falecido em 2020, e do seu estilo de improvisação.

“Ambas as conferências são bastante importantes. A ISJAC possui como membros músicos extremamente premiados, como Chick Corea (falecido recentemente) e Randy Brecker, além de professores de grandes universidades. Já a conferência de Edimburgo, de uma das melhores universidades do mundo, conta com pesquisadores de todo o planeta, historiadores do jazz e jornalistas do The New York Times”, explica Mendonça.

Devido à pandemia do coronavírus as conferências, que costumam ocorrer presencialmente, serão realizadas de forma virtual. “Seria interessante poder ir até lá e conhecer outros profissionais, mas uma coisa boa da transmissão online é que qualquer pessoa do mundo pode assistir através de seu computador sem sair de casa”, resume Mendonça.