Produção de veículos sobe 129,1% em junho ante maio, diz Anfavea

18/05/2016 – Taubaté – SP, Brasil – Com 3 fábricas paradas por falta de peças Volkswagen espera retomar funcionamento no segundo turno dessa quarta-feira ao menos na planta de Taubaté, já que decisão judicial ordenou que a empresa Keiper volte a fornecer os assentos para os veículos da montadora. A maior planta de automóveis do país, a da montadora Fiat em Betim (MG) vive situação similar, dando férias coletivas a funcionários por problemas no fornecimento com a mesma empresa, Keiper. Foto: Comunicação Volkswagen do Brasil

Com a volta de fábricas após paralisação forçada pela pandemia do novo coronavírus, a produção de veículos no Brasil cresceu 129,1% em junho ante maio, para 98,7 mil unidades, informou nesta segunda-feira, 6, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Era um crescimento esperado, porque mais montadoras voltaram a produzir em junho”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, em coletiva online.

Segundo ele, faltam apenas duas fábricas retomarem a produção. As plantas devem voltar a operar em meados de julho, ele disse.

O volume de junho, contudo, está 57,7% abaixo do nível de junho do ano passado, ainda como efeito da pandemia.

“A produção está em voltando em ritmo menor, por causa da implementação dos cuidados com a saúde”, disse o executivo.

No acumulado do ano, as fábricas produziram 730 mil unidades, número 50,5% menor que o do primeiro semestre do ano passado.