‘Estamos invictos nas principais ações de repercussão da Procuradoria Geral’

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Criada recentemente na cidade, a Procuradoria Geral do Município vem desempenhando papel importante na administração pública. É de responsabilidade do órgão, vinculado à Secretaria de Justiça, as atribuições e competências relacionadas à representação judicial, consultoria e assessoramento jurídicos da administração direta municipal, observada sua estrutura organizacional e divisão de competências. Com vasta experiência jurídica, e provavelmente um dos mais jovens no cargo, o procurador geral Rodrigo Santesso Kido, conversou com a Folha Metropolitana sobre a importância da Procuradoria Geral para Guarulhos.

 

Folha Metropolitana – Como avalia a criação da Procuradoria Geral do Município de Guarulhos?

Rodrigo Santesso Kido – A criação da Procuradoria Geral foi extremamente positiva para o município de Guarulhos. Guarulhos é um dos poucos municípios deste porte sem a existência de uma Procuradoria Geral e, ao figurar como o primeiro Procurador Geral, me sinto honrado. Agradeço ao enorme desafio, dada a proporção do cargo, e creio ser um dos Procuradores Gerais mais jovens do Estado de São Paulo.

 

E quais foram as mudanças de fato para a categoria dos procuradores?

Nesse período curto também houveram muitas mudanças. As considero extremamente positivas, com claros avanços para a carreira e o nosso relacionamento interno perante as secretarias municipais e mesmo diante do Poder Executivo é ótimo, e quem ganha é o município e a população. Graças à eficiência de meus pares estamos invictos nas principais ações de repercussão da Procuradoria Geral, até o presente momento, o que me deixa muito orgulhoso e certamente auxilia o Poder Executivo em seu plano de governo.

 

De fato, a relação dos procuradores com os demais órgãos internos e externos já foi mais conturbada, como avalia o presente momento?

Internamente, em que pese a independência funcional e autonomia da Procuradoria Geral do Município, a relação com o Secretário de Justiça, doutor Airton Trevisan, também é extremamente positiva e considero a figura política que exerce de extrema importância para o município. Da mesma forma a aproximação da Procuradoria Geral do Município com todas as secretarias, a qual não havia outrora, mediante uma descentralização, tornou o nosso trabalho mais eficiente e com as nuances e peculiaridades de cada secretaria. Outrossim, tenho enorme respeito pelo Poder Judiciário local, do qual coincidentemente já fiz parte por quase 5 anos. Antes de ingressar na Procuradoria Municipal, meu primeiro concurso público, aos 20 anos de idade, foi justamente perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, quando tive a honra de trabalhar com o Juiz Marco Fabio Morsello e, ulteriormente, o Desembargador Sidney Romano dos Reis, através do cargo de escrevente técnico judiciário e, justamente por ter vivenciado os dois lados, entendo ser de suma importância a integração da Procuradoria Geral do Município com o Judiciário, através de colaboração mútua e medidas conjuntas.

 

Em relação ao Ministério Público?

Também reputo o melhor momento da carreira como um todo. Tenho um enorme respeito pelo trabalho feito pelo Ministério Público, seja Estadual ou Federal, e este também foi um dos motes de minha campanha para Procurador Geral, ou seja, o estreitamento das instituições em prol do município de Guarulhos. Temos atividades afins em prol da legalidade e defesa do erário. Faço questão de colaborar sempre que solicitado.

 

Como avalia a composição da carreira de procurador diante da nova figura de Procuradoria Geral?

Neste ponto aceito a divergência com muita naturalidade. A litigiosidade é inerente ao advogado e não tomo as decisões necessariamente com a finalidade de agradar a um ou outro, ou mesmo a categoria como um todo, pois devemos pensar sempre no município antes de mais nada e, por isso, creio ser tido como um procurador Geral mais austero. O meu foco primário de decisões será sempre o município de Guarulhos, antes de Governo ou propriamente a carreira.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -