Procon Guarulhos faz plantão para receber denúncias

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Da Redação

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarulhos está de plantão hoje para apurar as denúncias sobre irregularidades cometidas pelos comerciantes na Black Friday. O plantão funcionará 24 horas por meio do WhatsApp (11) 99656-9677.

O Procon Guarulhos tem monitorado os comércios locais e eletrônicos, desde o início do mês, tendo em vista que as lojas anteciparam as promoções da Black Friday.

Em casos de irregularidades, as empresas serão notificadas para prestarem esclarecimentos. A coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Gomes, informa que o órgão está de olho nos maus fornecedores que aproveitam a proximidade da data para anunciar produtos e serviços como promocionais, enganando os clientes. “Esta prática é considerada crime, prevista no artigo 66 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Os fornecedores que não se adequarem à lei estarão sujeitos a multas, que variam de R$ 400 a R$ 8 milhões. O consumidor deve ficar bem atento com as ofertas disfarçadas e se constatar qualquer irregularidade não deve hesitar em procurar o Procon”, ressalta.

O atendimento online pode ser feito em www.procon.guarulhos.sp.gov.br, por meio do Disque-Denúncia 151 ou ainda pelo WhatsApp do Procon: 99656-9677.

Dicas de compras

  • A primeira coisa é pesquisar a evolução de preços dos produtos que pretende comprar. Muitos fornecedores aproveitam para aumentar o preço às vésperas da Black Friday e no dia do evento reduzem o preço, passando ao consumidor a falsa ideia de que está economizando, quando na verdade está pagando o preço normal do produto.
  • O consumidor deve saber que pode desistir da compra no prazo de sete dias do recebimento do produto ou serviço, sempre que ocorrer fora do estabelecimento comercial. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o estabelecimento comercial não é obrigado a trocar o produto vendido que não possua vício (defeito), entretanto, se for oferecida essa possibilidade, ela deverá ser cumprida.

  • O prazo de entrega também pode ser um problema. O consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega e caso ocorra atraso poderá exigir o cumprimento forçado da obrigação ou cancelamento da compra. É necessário verificar também a responsabilidade do pagamento do frete para evitar prejuízo.

  • A loja não pode alegar falta de estoque após a conclusão da compra. Isso vale mesmo para os pagamentos que foram efetuados via boleto. Nesse caso, o pagamento deve ser feito no prazo de vencimento.

  • Reputação do lojista vendedor – Pode parecer básico, mas muitas pessoas se deixam levar pelo calor do momento e podem fazer compras em lojas não confiáveis. Pesquise a reputação da loja no site do Procon, que disponibiliza uma lista das lojas que devem ser evitadas, ou ainda em sites que avaliam as lojas.

  • Procure dados oficiais da empresa como CNPJ, endereço físico e contato. Sites de e-commerce falsos normalmente não disponibilizam essas informações.
  • Averigue se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Em sites com a sigla, a comunicação é criptografada, o que aumenta a segurança na transmissão dos dados. É importante também verificar se há um ícone com referência a um cadeado na parte inferior do navegador.

  • Suspeite se o desconto for muito maior no boleto. É comum que sites falsos tenham preços muito mais baixos para pagamento via boleto, pois nessa forma de pagamento é mais difícil para a vítima pedir o estorno.
  • Recebeu o boleto da sua compra e não sabe se ele é verdadeiro? O primeiro passo é se certificar se o boleto não parece adulterado, com montagens ou em baixa resolução. Outro dado a ser analisado é o nome do beneficiário que consta no boleto, ou seja, se você comprou na loja X, o nome do beneficiário deve ser o mesmo.
  • Prefira o pagamento por cartão de crédito. Esta é a forma mais segura para pagamentos online. Além da operadora de crédito ter mecanismos para identificar possíveis fraudes, também é um método que permite que o cliente conteste a cobrança e solicite o reembolso do valor, diferente do pagamento por transferência bancária ou boleto.

Imagem: Paulo Pinto/Fotos Públicas

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