Procon Guarulhos divulga principais reclamações do Disque Denúncia 151

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Da Redação

O Disque Denúncia 151 registrou 6.381 atendimentos desde o seu lançamento em março deste ano . O canal da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarulhos funciona como uma importante ferramenta de orientação e de formalização de reclamações de serviços e produtos adquiridos pelo consumidor.

Entre as denúncias formuladas pelos consumidores através do canal de atendimento, destacam-se o aumento abusivo dos combustíveis no período da paralisação dos caminhoneiros, o bloqueio de telemarketing de empresas que contatam insistentemente os consumidores por telefone para ofertar produtos ou serviços e irregularidades em supermercados, quanto ao descumprimento de valor anunciado. Já os fornecedores de e-commerce, ou seja, de comércio eletrônico feito pela internet, receberam destaque por descumprimento de entrega de produtos, produtos com defeito, boletos falsos, atrasos na entrega, entre outros.

A coordenadora do Procon Guarulhos,  Vera Gomes, enfatiza a importância dessa nova ferramenta à disposição dos consumidores. “O 151 é mais um serviço oferecido aos que de alguma forma se sentem prejudicados pela compra de algum produto ou contratação de algum serviço. É um exercício dos direitos contra os maus fornecedores que funciona de forma ágil e simples. Apresentando um índice de 100% de solução nas denúncias”, salienta.

Ranking de atendimentos feitos pelo Disque Denúncia (151)

Posição                            Serviço/produto Porcentagem
Serviço privado: faculdades, escolas profissionalizantes, auto-escolas, companhias aéreas, etc. 30,29%
Serviço financeiro: acordos de dívidas, empréstimos consignados e restituição por cobrança indevida. 28,13%
Produtos: descumprimento de reparos na garantia de aparelhos celulares, computadores e veículos. 22,46%
Telefonia móvel, fixa e TV por assinatura: descumprimento de oferta de sinal e de valor mensal ofertado, impedimento para cancelar contrato e cobrança indevida de multa contratual 8,22%
Serviço essencial: revisão de fatura com registro de consumo que não reconhece e demora em religar corte indevido. 6,58%
Saúde: aumento abusivo das mensalidades de planos de saúde e problemas na liberação de exames e consultas 2,73%
Alimentos vencidos 0,27%

 

Serviço

O Disque Denúncia está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para o atendimento presencial, o consumidor pode dirigir-se a um dos seguintes endereços:

Procon Central: Rua Sete de Setembro, nº 164, Centro – Telefone: 151 ou (11) 2468-0008

Procon São João: Rua Mesquita, 161, Jardim São João – Telefone: (11) 2408-4315

Procon Pimentas: Estrada Capão Bonito nº 53, Conjunto Marcos Freire, prédio do CIC – Telefone: (11) 2484-1070.

Imagem: Divulgação/PMG

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