Procissão do Fogaréu recria tradição do século XVIII no próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira (29) acontece a 9ª edição da tradicional Procissão do Fogaréu, cerimônia que encena a Paixão de Cristo. A saída do cortejo, prevista para as 22h da Catedral Nossa Senhora da Conceição, segue até a Igreja do Rosário.

Durante o trajeto, 100 participantes personificam os Farricocos, soldados romanos que prenderam Jesus na noite da Santa Ceia. Encapuzados, eles saem carregando tochas e instrumentos musicais de percussão como matracas, surdos e caixas. O evento conta ainda com artistas e grupos de teatro da cidade, com performances de palhaços e camponesas medievais, cânticos folclóricos e líricos, banda de tambores e clarins e a encenação da prisão de Cristo.

Realizada tradicionalmente desde 1745 na cidade de Goiás (GO), a Procissão do Fogaréu é encenada por 100 Farricocos, que vestem túnicas compridas e capuzes pontiagudos, representando soldados romanos. A tradição vem da Espanha e Portugal e foi levada a Goiás pelo padre espanhol João Perestelo Espíndola. O ritual representava a penitência e condenação pública de pecadores, e depois se transformou em uma festa popular, que recria a prisão de Jesus Cristo.

A iniciativa da Catedral Nossa Sra. da Conceição, do Instituto Cultural Casa dos Cordéis e do IPC – Instituto Pro-Cultura. A Procissão do Fogaréu tem apoio cultural da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Secel.

Foto: Divulgação