Presídios de SP recebem reforço de 621 novos agentes

Da Redação

O governador Márcio França participou ontem da formatura de 621 novos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Os agentes serão incorporados às forças de segurança do Estado.

“A partir de amanhã [hoje] começa o trabalho, a tarefa diária, difícil, mas muito importante. Vocês serão o elo entre a sociedade e as pessoas que, por algum motivo, estão apenados. Pessoas que vão ter em vocês a esperança de um dia poderem voltar à liberdade”, discursou o governador aos formandos.

São 18 turmas de agentes de segurança penitenciária (ASPs) – destes, 67 mulheres – que concluíram a formação técnico-profissional com duração de cerca de cinco meses. O curso foi constituído por disciplinas que abrangeram diversas áreas como defesa pessoal, legislação, valorização humana e ética, prática do serviço penitenciário, papiloscopia, gerenciamento de crises, prevenção e combate a incêndio, socorrismo e reintegração social.

“Essa tarefa de lealdade ao serviço público, de lealdade à função que vocês escolheram e vão exercer, que a sociedade entrega a vocês é uma tarefa de grande responsabilidade, de cumprir uma etapa de recuperação dessas pessoas”, reforçou o governador.

Os novos ASPs receberão, inicialmente, remuneração de R$ 2.790,24 mais R$ 691,64 de insalubridade, e ficarão responsáveis por desempenhar atividades de vigilância, manutenção da segurança, disciplina e movimentação dos presos internos em unidades do sistema prisional.

Foto: Governo do Estado de São Paulo